Blog CMO: entenda essa função do diretor de marketing

CMO: entenda essa função do diretor de marketing

CMO: entenda essa função do diretor de marketing

O CMO, ou Diretor de Marketing, é um cargo muito importante entre as chefias das organizações. Sabemos que há toda uma cadeia de comando que possibilita a organização e administração das empresas. Essa função, quando bem executada, pode produzir resultados muito interessantes.

Afinal, lida com setor de Marketing e diversas atividades em torno dessa área. Mas não pense que se trata somente de campanhas publicitárias, o que já demanda muita atenção. Esse profissional de alto valor tem muitas e relevantes funções, as quais são estratégicas, mantém a empresa com boa imagem, atualiza operações, entre outros.

Então, se você não conhecia esse cargo, ou ainda, se deseja entender mais sobre ele, é só continuar a leitura!

O que é um CMO, afinal?

O cargo é chamado de Chief Marketing Officer, o qual podemos traduzir como Diretor de Marketing e está abaixo na hierarquia apenas do CEO, o Diretor da organização. O motivo para isso é simples, esse profissional está a cargo de chefiar as operações ligadas ao marketing, publicidade, branding e reputação.

O seu trabalho é direcionar as ações de publicidade e propaganda, mas não se engane, ele é responsável por muito mais atividades do que você imagina. A começar pela reputação da empresa, o que demanda intensa análise de dados e criação de estratégias.

É o que podemos chamar de apagar incêndios, que são aquelas ações que colaboram para contornar problemas sobre a imagem da organização para o público. Em uma época de cancelamentos, é preciso que esse tipo de profissional fique atento e tenha habilidade para encontrar soluções quando a empresa estiver em uma situação difícil.

Atuando no gerenciamento, o CMO tem uma equipe interna, para a qual direciona seus comandos, por isso atende tantas demandas. Assim, é preciso ter uma perfil de liderança, comprometimento, dedicação e muita atenção ao que está sendo falado sobre a empresa no mercado.

O que faz o Diretor de Marketing?

A rotina do CMO é intensa e ele é responsável por ficar atento a diversas áreas. As suas demandas são, em resumo, analisar ações feitas, aquelas que devem ser planejadas e direcionar as equipes de acordo com o que for necessário. Por isso m CMO:

  • Gerencia a reputação da empresa no mercado
  • Mantém a boa imagem de produtos e serviços
  • Planeja ações a longo prazo
  • Cria e acompanha ações de Marketing
  • Gerencia redes sociais
  • Inova com auxílio da tecnologia
  • Comanda equipes de Marketing

Essas e outras responsabilidades estão na rotina do Diretor de Marketing, o que se torna intenso, visto que uma decisão errada pode arruinar a imagem da empresa e isso não é um exagero. Sabemos que uma crise na reputação pode custar a posição no mercado de uma vez por todas.

Além disso, uma atividade grandiosa possui pequenas ações necessárias para que ela seja completada. Por exemplo, diante de um problema na reputação, o Diretor e sua equipe devem analisar e compreender ações que ajudem a resolver o problema.

Por outro lado, não podemos esquecer que tratar dessas questões não tem ligação apenas com resolução de conflitos. Um bom gerenciamento de publicidade e branding gera resultados importantíssimos para a empresa. Não são poucas as marcas que conhecemos apenas por sua cor ou frase, isso é resultado de um bom trabalho de branding.

As pessoas se lembram e até admiram muitas organizações e priorizam o consumo apenas de produtos ligados a elas. Agora mesmo você pode imaginar várias dessas empresas sem sequer citarmos o seu nome.

Como um profissional se torna um CMO?

A formação de alguém que tem interesse nesse tipo de cargo é na área de marketing, sendo importante experiência nesse setor para almejar tal crescimento. Bem como especializações, principalmente aquelas que giram em torno de conceitos modernos, como é o caso de reputação e internet, por exemplo.

Existe uma demanda intensa de atualização, visto que o mercado de marketing avança muito rapidamente hoje. Novos termos surgem, conceitos são reformulados, modernizados e o profissional precisa estar ciente do que acontece. Para isso, é importante também o domínio de línguas estrangeiras, sobretudo o inglês.

O motivo é que muitos movimentos na área começam lá fora, estando na frente aqueles profissionais que consomem notícias e artigos produzidos em tempo real nesses locais. Sem contar que são em maioria multinacionais que possuem hierarquia bem formulada e cargos como o CMO bem definidos.

A dedicação ao conhecimento, a experiência e o aperfeiçoamento de habilidades são fundamentais para chegar com excelência a esse tipo de cargo. O profissional precisa estar preparado para lidar com os desafios e apresentar um bom desempenho, com resultados para a empresa.

Por que as empresas precisam de um CMO?

O Diretor de Marketing traz para a empresa uma nova perspectiva, um olhar muito mais específico e amplo, visto que coordena os times. Os seus conhecimentos e experiências ajudam a moldar exatamente o que a empresa precisa no que diz respeito a tudo que envolve o marketing interno e externo.

E como trata diretamente das crises e problemas na reputação, oferece um suporte completo quando esses momentos acontecem. A fim de fazer com que a empresa não tenha prejuízos, ou ainda, o mínimo possível. Sem contar o seu olhar treinado para prevenir que tudo chegue a esse ponto.

Outro ponto importante é a atualização dos processos e ações de marketing. Como dissemos antes, o profissional está atento às mudanças no mercado, ao que as pessoas falam sobre a empresa, novas tecnologias, enfim. É preciso trazer atualização e nada melhor do que alguém que entende do assunto.

O CMO também pode impactar na receita da empresa com o seu desempenho. Afinal, campanhas de publicidade apresentam alto custo e precisam trazer o resultado esperado. Portanto, entender qual o melhor caminho direciona não apenas os recursos da forma certa, como também colabora para potencializar os resultados.

O CMO é um importante componente da cadeia de comando das organizações

Se você tinha dúvidas ou ainda não conhecia essa nomenclatura, agora entende o que é o CMO, ou Diretor de Marketing, e sua importância. A função desse Diretor é muito importante na cadeia de comando da organização e pode produzir grandes impactos nos resultados.

Afinal, essa hierarquia serve para organizar as operações conforme seus devidos setores, trazendo pessoas com formação específica para comandar as equipes. Essa dinâmica gera figuras de autoridade com uma visão muito importante para crescimento de toda a empresa.

Por isso, precisam de um Diretor de Marketing as grandes organizações, bem como as empresas que estão sendo estruturadas para chegar nesse patamar. O crescimento é possível apenas quando há infraestrutura e pessoal capacitado para tomada de decisões importantes.

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