Blog Calendário editorial em uma estratégia de marketing de conteúdo

Calendário editorial em uma estratégia de marketing de conteúdo

Calendário editorial em uma estratégia de marketing de conteúdo

Apostar em uma estratégia de marketing de conteúdo é essencial para garantir a visibilidade online da sua marca e, consequentemente, sucesso nas vendas. Mas, para que ela seja eficaz, não basta publicar por publicar. É preciso ter organização e planejamento. E, para isso, elaborar um calendário editorial é imprescindível. 

Pensando nisso, nós, da RedaWeb, elaboramos esse texto para te ajudar a entender o que é um calendário editorial, qual a sua importância e de que modo é possível prepará-lo e colocá-lo em prática. 


O que é um calendário editorial?

Antes de tudo, vamos entender o que é um calendário editorial: trata-se de um material em que toda a programação e o cronograma das etapas de uma estratégia de marketing de conteúdo são definidos e documentados. Nele, podem estar contidas informações relativas à frequência das publicações, datas e prazos, canais de publicação e divulgação, entre outras coisas que facilitem e orientem o trabalho.


Para que serve?

O calendário editorial é extremamente importante para uma estratégia de marketing de conteúdo, porque torna o planejamento mais visível e serve como guia para todos os profissionais envolvidos na produção e distribuição desse conteúdo. O resultado e o sucesso de toda a estratégia dependem dele. 


Como fazer um bom calendário editorial?

Agora que você já entendeu o que é um calendário editorial, é preciso alinhar quais são os principais passos para garantir que ele seja bem feito e traga resultados reais. Por isso, estabelecemos alguns passos necessários e vamos compartilhar com você. Confira!

1. Defina a estratégia

Para elaborar um bom calendário editorial, é preciso, antes de tudo, definir a sua estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, é importante ter em mente (e documentado):

  • Quem é ou quem são as suas personas?
  • Qual é o diferencial da sua marca e como ele será explorado nos conteúdos?
  • Quais os melhores canais para atingir a sua persona?
  • Qual ou quais tipos de linguagem serão utilizados?
  • Quais são os objetivos da estratégia e através de quais métricas eles serão medidos?

2. Defina os responsáveis por cada etapa da produção

Em seguida, é importante definir os papéis de cada membro da equipe responsável pela produção do conteúdo. Eles podem variar, dependendo do objetivo, das condições financeiras, da frequência de publicações e até dos formatos escolhidos. 

É possível, inclusive, que uma ou mais etapas, ou até todas elas, sejam desenvolvidas por uma pessoa só. O importante é que essa pessoa tenha total domínio das ferramentas utilizadas e da elaboração de cada etapa, para que tudo seja feito com bastante esmero e qualidade. 

De modo geral, uma equipe de marketing de conteúdo que aposta em vários formatos diferentes é composta por: gestor de projetos, desenvolvedor web, web designer, designer gráfico, editor de áudio e vídeo, e produtor de conteúdo ou redator. 

3. Escolha uma boa ferramenta

Existem muitos tipos de ferramentas pagas ou gratuitas que auxiliam na elaboração de um calendário editorial, tais como planilhas, aplicativos ou documentos em formato PDF. Conhecê-las e escolher a melhor opção é fundamental para a sua estratégia. 

Na hora de optar por uma delas, é importante levar em conta alguns fatores, como quais são os seus objetivos e qual é o orçamento disponível. 

Além disso, se você já produz conteúdo, mas ainda não tem um calendário editorial para isso, é interessante considerar qual é o modo como organiza hoje o seu fluxo de trabalho, quais os pontos positivos que podem ser mantidos, e quais os pontos de melhoria que podem ser modificados. 

De todo modo, seja qual for a ferramenta escolhida, é fundamental que o calendário seja compartilhado com todos os membros da equipe. Por isso, escolher opções online é uma boa pedida e, mesmo que opte por outro meio, não deixe de guardar e compartilhar o arquivo na nuvem, para que não seja extraviado e para que todos os profissionais envolvidos tenham acesso. 

4. Documente tudo

Depois de ter definido a estratégia, estabelecido quem é responsável pelo quê e escolhido uma boa ferramenta, é hora de colocar a mão na massa e organizar o seu calendário. Nessa etapa, é importante deixar tudo bem documentado:

  • Objetivos: é importante não perder o foco, por isso, tenha sempre em mente e registrado no calendário quais são os objetivos a serem atingidos e em que período de tempo;
  • Datas e prazos para cada etapa da produção: defina datas e prazos para a pesquisa e planejamento, produção, revisão e análise dos resultados;
  • Frequência das publicações: manter a frequência das postagens é tão importante quanto produzir um conteúdo de qualidade. Pois o público que acompanha o seu site ou blog precisa saber quando poderá acessar novos materiais. Isso gera confiança e regularidade nos acessos;
  • Canais de publicação: estabeleça e registre em qual canal cada conteúdo será publicado;
  • Canais de divulgação: não adianta produzir o conteúdo e não divulgá-lo, por isso, escolha e registre também em quais canais cada conteúdo será divulgado. Lembrando que isso pode ser feito através das redes sociais ou do e-mail marketing;
  • Frequência da divulgação: depois de escolher os canais de divulgação, defina com qual frequência ela será feita;
  • Formatos de conteúdo: estabeleça e documente em que formato cada conteúdo será realizado;
  • Personas a serem contempladas: documente qual ou quais são as personas a serem alcançadas através de cada conteúdo;
  • Linguagem a ser utilizada: é essencial saber que tipo de linguagem utilizar para cada persona e para atender o estilo da sua marca;
  • Palavras-chave e títulos: cada conteúdo escrito deve ter bem definidos quais serão as palavras-chave e qual será a pauta e o título a serem utilizados, afinal, isso é o que guia toda a produção dos conteúdos nesse formato;
  • Proporção de conteúdo em relação ao funil: registre a qual etapa do funil cada conteúdo pertence, se é de fundo, meio ou topo de funil. Isso é extremamente importante para realizar uma abordagem eficiente.


Benefícios do calendário editorial para a sua estratégia de conteúdo

São muitos os benefícios de fazer uso de um calendário editorial, mas separamos os principais deles. Veja quais são:

  • Garante o cumprimento de metas;
  • Ajuda a manter o foco;
  • Ajuda na organização;
  • Orienta toda a equipe e ajuda a alinhar os objetivos;
  • Otimiza o tempo dos colaboradores;
  • Ajuda a analisar o desempenho e desenvolver estratégias de melhoria;
  • Melhora a frequência das publicações;
  • Evita repetição de temas;
  • Garante a diversidade de formatos;
  • Equilibra a quantidade de conteúdos realizados para cada etapa do funil.

Depois de ler esse post completo, com certeza você já entendeu como é importante criar um calendário editorial para a produção de conteúdo da sua marca, não é mesmo? Mas deve ter percebido também que é preciso muita dedicação e responsabilidade na hora de fazê-lo. 

Por isso, muitas vezes, o ideal é contratar profissionais especialistas nisso. Nós, da RedaWeb, trabalhamos constantemente para garantir a qualidade do conteúdo dos nossos clientes.

Se você também quer ver a sua marca ganhando popularidade e credibilidade na internet, não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo através do nosso site ou ligue para 0800 750 5564 e escolha um dos nossos planos de produção de conteúdo.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-restaurar-os-rankings-perdidos-no-google tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-marketing-de-conteudo saiba-quais-sao-as-vantagens-do-marketing-em-videos
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564