Busca interações nas redes sociais? O Instagram pode ser a melhor escolha
O Instagram é o atual queridinho quando se fala em interação e engajamento com o público-alvo no mundo digital. Entretanto, não basta apenas existir na rede para que a mágica aconteça. É necessário saber utilizar as ferramentas a favor do seu negócio e também entender o seu público para escolher quais recursos estão abertos a utilizar ou não.
Se você está planejando uma presença digital forte no Instagram, vem com a gente neste post, pois iremos lhe ajudar com dicas práticas e eficientes.
Qual é o propósito da sua empresa no Instagram
É bem provável que você tenha respondido “vender mais”, quando leu esse título. E você não está errado. Mas, saiba que a forma de vender mudou. Utilizar apenas anúncios e ficar postando promoções dos seus produtos ou serviços não funciona para vendas a longo prazo.
Para vender mais, atualmente, você precisa primeiro conquistar valor e entregar algo importante para o seu cliente. Por isso, mesmo que o seu objetivo seja aumentar as vendas e a lucratividade, pense no COMO fazer isso.
Como a sua empresa pode agregar valor na vida do público-alvo? Vamos a alguns exemplos:
- Uma veterinária pode ajudar os clientes a entender melhor sobre as vacinas nos pets;
- Uma dentista pode ajudar os clientes a compreenderem o que é o tratamento de canal;
- Uma agência de Marketing pode ajudar os clientes dando notícias sobre o lançamento das funcionalidades de cada rede social;
- Um advogado pode ajudar o cliente a entender o passo a passo de um processo de pequenas causas.
Você consegue perceber que, em cada tópico, os negócios dão respostas que provavelmente o cliente está buscando no Google, por exemplo? Então, faça essa reflexão baseado no que o seu negócio pode oferecer e depois leva essa estratégia para o Instagram.
Crie um calendário editorial
A forma como consumimos conteúdo no Instagram vem mudando ao longo dos meses. Há, frequentemente, novas ferramentas – o Reels é um exemplo recente – dentro da própria plataforma, o que vai aos poucos direcionando o consumo para diferentes vertentes.
Antes, quanto mais se postava no feed, mais engajamento se tinha. Hoje em dia, não é necessário postar diariamente no feed, pode-se manter uma rotina de 3x na semana. Entretanto, o que mais importa é a qualidade deste conteúdo postado.
Já para os Stories, deve-se postar diariamente. É um conteúdo mais dinâmico, rápido e menos formal.
Primero, analise quais as ferramentas que você começará utilizando dentro do Instagram e crie um calendário editorial. Quer um exemplo? Vamos lá:
- Segundas, quartas e sextas: postagens no feed. Segunda-feira: curiosidade algum assunto de interesse do seu público. Quarta-feira: uma promoção. Sexta-feira: uma frase motivacional que tenha relação com o seu negócio;
- Diariamente: rotina de trabalho, bastidores, novidades;
- Utilizar ferramentas: perguntas, enquetes e Reels;
- Lives: 1 vez a cada 15 dias sobre algum assunto importante e relacionado ao seu negócio.
Esse é apenas um exemplo, você pode criar o seu próprio calendário editorial. E sabe o que é mais bacana? Não existe receita pronta, aquela que funciona sempre para todos os ramos de negócios. Cada negócio tem um público e a receita é única e exclusiva. Como saber a sua? Simplesmente testando.
Se você vê que um tipo de post não tem muito engajamento, troque o assunto ou o modelo, até encontrar algum que realmente se encaixa com a preferência dos seus clientes.
Call-to-Action
Essa estratégia é fundamental para aumentar o engajamento e interação das redes sociais. O CTA, como também é conhecido, é uma instrução ao cliente para ele tomar uma ação.
Segue alguns exemplos para você entender melhor:
- “Gostou deste post? Marque aquele amigo que também vai gostar.”
- “Você conhece alguém que também age conforme descrevemos neste post? Marque aqui.”
- “Encaminhe esse post para aquele amigo que precisa desta ajuda também.”
- “Marque com quem você quer ir viajar para esse destino que postamos hoje.”
- “Você também quer economizar tempo na gestão das suas redes sociais? Então compre, por apenas R$ 20, a nossa planilha de gerenciamento das redes e facilite o seu dia a dia.”
Esses são apenas alguns exemplos de CTA. Use a sua criatividade e conduza o público-alvo a agir da forma como você gostaria.
Conheça a fundo cada ferramenta
Como você já percebeu, o Instagram oferece diferentes recursos, vamos citar alguns:
- Fotos no feed;
- Instagram Stories;
- Filtros;
- Reels;
- Lives;
- Enquetes;
- Caixa de Perguntas;
- Menções;
- Hashtags;
- Músicas;
- Contagem Regressiva;
- Quizz;
- Enviar mensagem privada;
Isso tudo pode ser combinado com uma infinidade de estratégias para incentivar o público a interagir e se engajar com a sua marca. Por isso, dedique algum tempo para você estudar sobre cada recurso, cada ferramenta e já vai pensando de forma estratégica como você pode usar cada uma na sua estratégia de Marketing Digital para o seu Instagram.
Humanização da marca
Somos todos humanos. Inclusive, quem colocar em prática as estratégias de Marketing da sua empresa, também é um ser humano. Nós temos emoções, alegrias, tristezas e perrengues na vida. Caso você encontre uma forma genuína de mostrar ao público-alvo a humanização da sua marca, você terá mais chances de sucesso.
Como fazer isso? Mostre o dia a dia da sua empresa, apresente quem está por trás do negócio, do atendimento, como seu produto ou serviço é oferecido, etc. Você tem um pet na empresa? Mostre-o também.
Quanto mais você mostrar vida real, “gente como a gente”, melhores resultados você pode colher com a estratégia da sua marca.
Conteúdo de valor
E agora, a cartada final e um detalhe que vale para todos os negócios, independentemente do tamanho e da área de atuação: conteúdo de valor.
Acredite, esse é um dos pontos mais difíceis de manter a consistência, pois planejar e produzir conteúdos de valor exige tempo e habilidade de escrita, criatividade e conhecimento do público.
Uma das alternativas mais eficientes é você contar com uma agência de conteúdo especializado. Ela pode ajudar com a tarefa de fazer a criação de conteúdo em diferentes formatos, como blog posts, redes sociais como Instagram, por exemplo, para que você consiga manter a consistência no seu perfil do Instagram de acordo com o calendário editorial.
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