Branded Content: O que é, cases e exemplos
Introdução
O marketing é uma área muito dinâmica e novas ferramentas aparecem todos os dias. Um passo significativo foi dado com o advento das tecnologias e o fortalecimento da Internet, quando o marketing digital chegou de fininho e em pouco tempo conquistou o seu espaço nas estratégias de empresas de todos os portes. Hoje, estar fora deste universo é perder uma grande oportunidade de tornar a sua marca conhecida.
Outro exemplo é o famoso Branded Content, ainda pouco conhecido e explorado na maioria das empresas. Ele surgiu há alguns anos como uma solução para o desafio que muitas organizações enfrentam nos dias de hoje: transmitir a mensagem da sua marca aos seus clientes e possíveis clientes de uma forma leve e diferente, conquistando a sua atenção e penetrando na sua mente.
Novas marcas, serviços e produtos surgem todos os dias. E a quantidade de informação à disposição das pessoas também cresceu consideravelmente nos últimos tempos. Nesse mar de notícias, artigos e histórias, chamar a atenção e se destacar torna-se cada vez mais difícil e desafiador. E é para encarar esse desafio que nasceu o Branded Content.
Continue com a gente neste artigo que esclareceremos o que é este conceito, como ele funciona e como você deve aplicá-lo nas estratégias da sua empresa a fim de colher ótimos resultados. Boa leitura!
Afinal, o que é Branded Content?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender direitinho o que ele significa. Fazendo uma tradução literal para o português, Branded Content pode ser entendido como “Conteúdo de Marca”. Em outras palavras, estamos falando de criar conteúdos que possuem relação direta com o mundo em que a sua marca está inserida.
Adaptável e flexível, o Branded Content está situado em uma área do marketing que abrange três pilares básicos: entretenimento, informação e publicidade. Outro ponto positivo deste recurso e que pode ser muito bem explorado é a grande gama de formatos e canais à disposição dos profissionais que trabalham com Branded Content. Vamos mostrar tudo isso a você ao longo do artigo.
Aqui, duas palavras desempenham papel fundamental. São elas: relevância e qualidade. Ou seja, todo o conteúdo produzido em uma estratégia de Branded Content pela sua empresa precisa pensar no seu público-alvo: esse material será interessante para ele? Irá chamar a sua atenção? Irá de fato ajudá-lo no seu dia a dia?
Se as respostas forem afirmativas, parabéns! Você está no caminho certo. Neste cenário, a forma de divulgar e perceber a sua marca muda significativamente. Em vez de associar a sua empresa a anúncios e propagandas, que muitas vezes não são bem recebidos ou são ignorados pela audiência, ela passa a ser relacionada com diversão e informação, o que é muito mais valioso para o seu público-alvo.
Agora ficou claro o que é o Branded Content? Ao longo deste artigo traremos alguns cases de sucesso para exemplificar e também servir de inspiração, além de destacar o papel dos dois protagonistas nesta estratégia: o conteúdo e o consumidor.
O Conteúdo no Branded Content
Para uma estratégia de sucesso nesse universo do Branded Content, o conteúdo é muito importante. Como a sua marca quer ser conhecida? Quais os valores que você deseja transmitir? E qual a melhor forma para isso? Essas são perguntas que você precisa fazer a si mesmo na hora de desenhar o seu planejamento e as suas estratégias.
Porém, uma coisa é fato: o conteúdo que você trabalhará é fundamental para o sucesso e o alcance dos seus objetivos. De nada adianta ter dinheiro para investir e boas plataformas de divulgação se o conteúdo não entender os anseios e desejos da sua audiência.
Em primeiro lugar, o propósito do Branded Content não é promover a sua empresa, os seus produtos e/ou serviços. A ideia aqui é conquistar a atenção do seu público-alvo com conteúdos relevantes e de qualidade, que gerem engajamento e identificação. Desta forma, a sua marca será promovida automaticamente e sem ser invasiva. Esse é o grande desafio!
E para que isso seja possível, o texto que guiará toda a ação precisa ser bem pensado e estruturado, tanto do ponto de vista gramatical, quanto nas questões criativas. O todo precisa fazer sentido, ser atraente e casar com a proposta de valor da empresa em questão. Criatividade é fundamental, mas também um profundo conhecimento das regras e estratégias de comunicação.
Conte com a Redaweb para o sucesso da sua estratégia de Branded Content. Estamos aqui para ajudá-lo a construir esses conteúdos da melhor forma possível. Nosso time reúne jornalistas capacitados e preparados para entender as necessidades da sua empresa e entregar o material ideal para o seu sucesso.
O consumidor no Branded Content
Assim como acontece em todas as estratégias de marketing da atualidade, o consumidor ocupa o lugar central no Branded Content. Tudo precisa ser pensado tendo como foco o papel do cliente e do possível cliente. Como a sua empresa deseja ser percebida por ele? Afinal, o objetivo principal dessa ferramenta é aumentar a fidelidade em relação a sua marca, por meio da criação de ligações emocionais com seu público-alvo.
Muitas pessoas ainda confundem o Branded Content com merchandising, em que companhias patrocinam conteúdos em diversos meios. No Branded Content, cabe à própria empresa a produção destes conteúdos a partir dos valores que deseja transmitir e dos desejos da sua audiência. Por isso, mais uma vez, fica claro o protagonismo do cliente neste contexto.
O YouTube é uma excelente plataforma para atingir os seus objetivos e desenhar uma estratégia consistente de Branded Content. Afinal, ele explora vídeos, uma forma de chamar a atenção da sua audiência com materiais de qualidade, interativos, relevantes e emocionais. Claro que outros meios também ajudam e muito, como as demais mídias sociais, mas o YouTube merece uma atenção especial e deve ser considerado.
Quer dois exemplos simples? Visite o canal da Oral B Brasil e da Motorola Brasil. O primeiro disponibiliza vídeos e entrevistas educativas com dentistas a respeito de saúde bucal. Já o segundo traz várias dicas e ensinamentos a respeito de fotografia.
Em resumo, o grande objetivo do Branded Content é alimentar um diálogo constante com o seu público-alvo. E, para isso, um bom conteúdo é fundamental. As pessoas só engajarão e serão atraídas por materiais que realmente chamem a sua atenção e permitam uma identificação.
Branded Content x Marketing de Conteúdo
É comum que muitas pessoas fiquem em dúvida a respeito das diferenças entre o Branded Content e o já famoso Marketing de Conteúdo. A verdade é que os dois conceitos são bem próximos e têm suas similaridades. Porém, ambos possuem características e objetivos bem próprios. Vamos explicar tudo a seguir, continue com a gente para esclarecer todas as suas dúvidas.
Muitas estratégias de marketing e até algumas agências oferecem os dois serviços juntos, o que aumenta a confusão em torno destes dois conceitos. A verdade é que, mesmo utilizando a mesma ferramenta – a produção de conteúdo relevante e de qualidade – o uso e a aplicação desses conteúdos variam bastante. Calma, vamos esclarecer todos os detalhes.
Enquanto no Branded Content o objetivo central de toda a estratégia é procurar fortalecer a divulgação e o posicionamento da sua marca na mente dos seus clientes e possíveis clientes, no Marketing de Conteúdo, por mais que desenvolver a sua imagem de marca também seja importante, as metas são bem mais específicas, como educar a sua audiência sobre um produto e/ou serviço; gerar leads para os times comerciais; conquistar a fidelização dos seus clientes; desenvolver parcerias estratégicas; tornar a sua empresa autoridade em determinado tema; entre muitas outras.
E aqui não podemos esquecer o famoso funil de vendas, ou seja, o Marketing de Conteúdo procura influenciar diretamente nos resultados de vendas das empresas. Através do funil de vendas, as estratégias desenvolvidas no planejamento de Marketing de Conteúdo desenham um caminho a fim de conduzir toda a jornada desta pessoa, desde a descoberta do seu negócio até o momento em que ela decide fechar uma compra.
Claro que o Branded Content também influencia nos números de vendas, mas de uma forma não tão direta. Ao aproximar a marca do seu público-alvo e criar um sentimento de proximidade, essa pessoa provavelmente irá se lembrar da sua empresa quando precisar de algum produto e/ou serviço que você ofereça.
Outra diferença muito importante está na periodicidade. O Marketing de Conteúdo, para atingir os resultados esperados, precisa ser consistente, regular e contínuo, pensando sempre em resultados a longo prazo. Por outro lado, o Branded Content procura trabalhar com contextos temporários e específicos, aproveitando-se de algum momento pontual, ou com campanhas que possuem um prazo de validade.
Outro ponto que merece atenção está nas referências usadas por esses dois modelos. Enquanto o Marketing de Conteúdo trabalha com a informação, o Branded Content procura inspiração no mundo da televisão, do entretenimento e do cinema. Dessa forma, a execução do segundo acaba sendo mais complexa e exige uma produção maior.
O fato é que essas duas formas de marketing e comunicação não são concorrentes, mas sim se completam a fim de trazer os melhores resultados para uma companhia, independentemente do seu tamanho e do público com o qual trabalha. Ao utilizar o Branded Content e o Marketing de Conteúdo, a sua empresa aumenta o já conhecido brand awareness e, como consequência, também vê aumentos significativos nas suas vendas e nos seus lucros.
Agora ficou clara a diferença entre estes dois conceitos? Invista nos dois na sua empresa para melhores resultados.
Cases de Sucesso
Muitas empresas já enxergaram a importância e o valor do Branded Content nas suas estratégias de marketing e comunicação. Selecionamos aqui alguns exemplos para ajudá-lo a mergulhar ainda mais fundo nesse universo e encontrar inspiração para colocar suas ideias em ação. Boa leitura!
Campanha “Real Beleza”, de Dove
Muitas são as chances de você já ter sido impactado positivamente por algum vídeo da Dove, principalmente aqueles da campanha “Real Beleza”. A ideia da marca é ressaltar o poder e a beleza da mulher, seu principal público-alvo. Empoderamento feminino e as diferenças entre as mulheres são temáticas sempre abordadas de uma forma diferente e própria.
Em um dos vídeos de grande sucesso, um desenhista realiza um retrato falado de uma mulher sob duas óticas diferentes. Em uma delas, a própria mulher descreve a si mesma. Em outro momento, essa mesma mulher era descrita por outra pessoa. No final, os dois retratos eram comparados e as diferenças ficavam evidentes. Em todos os casos, os retratos falados produzidos a partir da descrição de outra pessoa eram mais abertos, alegres e bonitos.
O objetivo desta campanha era mostrar para as mulheres como elas enxergam a si mesmas e o rigor com que tratam os padrões de beleza impostos pela sociedade e como isso se reflete na aparência e na forma como elas se veem. A razão de tamanho sucesso desta ação (só a título de curiosidade: o primeiro vídeo atingiu mais de 170 milhões de visualizações)? A resposta é muito simples.
A campanha conseguiu tocar um ponto sensível para a audiência feminina e, consequentemente, mostrou-se de muito valor para esse público, pois foi sensível e ao mesmo tempo um alerta. Desta forma, a Dove reforçou o seu posicionamento na mente de mulheres no mundo inteiro: uma empresa que valoriza as mulheres e a beleza verdadeira que existe em cada uma delas.
O Boticário explora relação de filha e pai
No Dia dos Pais de 2015, a empresa O Boticário, uma das marcas nacionais que mais explora o Branded Content em suas ações, desenvolveu uma campanha para aproximar a empresa da sua audiência, além de lançar o perfume Uomini Origem. Focando no relacionamento entre filhos e pais, O Boticário trabalhou com um vídeo que retrata a cumplicidade existente entre essas duas figuras.
A trama trazia a história de Rita Lisauskas, uma jornalista que esperava conduzir um bate-papo entre filhos e pais. Porém, ela foi surpreendida com a visita de Afonso Lisauskas, seu pai, no estúdio de gravação. O papo foi marcado pela forma que as experiências de um tiveram influência nas escolhas do outro. Todo o tom da campanha e do conteúdo trabalhado tratou de forma muito real a relação entre filhos e pais, retratando de forma emocionante como os pais ajudam a moldar os filhos.
A campanha, como já era de se esperar, foi um sucesso e mexeu com o emocional das pessoas, gerando identificação e o fortalecimento dos valores de O Boticário com a sua audiência, uma empresa que valoriza muito os indivíduos e as relações entre eles em suas ações e comunicações.
Coca-Cola valoriza a felicidade
Outra empresa que explora bastante o Branded Content em suas campanhas é a Coca-Cola, que mostra muito mais do que os seus produtos nas mensagens que transmite. Focando sempre em valores como felicidade, família, amigos reunidos, bons momentos e diversão em suas campanhas, a Coca-Cola é associada a essas características com facilidade.
Com conteúdos dinâmicos e interativos em diversos meios, como mídias sociais e no seu próprio site, a empresa explora as experiências de alegria e felicidade que a sua audiência pode viver ao longo da vida, sempre na companhia dos seus produtos. Esse tipo de ação é muito mais relevante para o seu público-alvo do que propagandas que destaquem apenas a qualidade e as características dos seus produtos.
Esse talvez seja um dos exemplos onde o Branded Content é mais claro e perceptível, afinal, é uma marca que faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, e suas campanhas são famosas no mundo inteiro. O resultado disso é o aumento contínuo nas vendas da empresa e um elevado engajamento em todas as campanhas, pois há identificação por parte do público.
Volvo destaca a segurança
A sueca Volvo é outra companhia que explora muito bem o Branded Content para ficar na mente do seu mercado. Nas suas campanhas, a empresa procura sempre destacar a segurança como ponto forte dos carros que produz e isso fica evidente nos seus conteúdos, que transmitem esse valor com maestria.
Um exemplo bastante lembrado foi um vídeo lançado no final de 2013, que teve como personagem principal o ator Jean-Claude Van Damme. Na campanha, o artista realiza uma ação entre dois caminhões da empresa em movimento, deixando claro que a direção é tão segura e leve que permite uma ação dessa natureza, digna de uma superprodução de Hollywood. Esse material foi visto por mais de 84 milhões de pessoas no Youtube.
Assim, a Volvo deixou claro o seu maior valor, sempre casando com as demais peças de marketing e comunicação. Esse é outro ponto fundamental do Branded Content. Não basta lançar uma campanha ou uma ação isolada esperando resultados surpreendentes. A linha de comunicação e o discurso apresentado na sua estratégia de Branded Content precisam casar com a identidade e os valores que a marca divulga em todos os pontos de contato com o cliente.
Portanto, em primeiro lugar, analise o que a sua marca deseja transmitir e quais valores são mais importantes para você e seus possíveis clientes. A partir daí, torna-se mais fácil entender os melhores conteúdos para penetrar na mente da sua audiência com esses valores e propagar a sua mensagem com eficiência.
Outra dica importante é: uma cabeça sozinha não faz milagre. Sempre que tiver uma ideia, compartilhe-a com seu time e as pessoas que trabalham na sua empresa. Discutam, pesquisem referências e cases de sucesso, encontrem inspiração e desenhem juntos toda a campanha. Várias cabeças pensando juntas conseguem trazer mais ideias e construir um todo mais conciso e relevante. De repente um detalhe que chama a atenção de alguém da sua equipe pode ser a razão do sucesso ou fracasso de toda a campanha.
Conclusão
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a imagem que constroem diante da sua audiência. Afinal, uma coisa é fato: os consumidores estão procurando cada vez mais organizações que reforcem os valores em que eles acreditam, como sustentabilidade e amor ao próximo. Mais do que trabalhar esses valores, é preciso mostrar ao seu público-alvo o seu posicionamento e a melhor forma de fazer isso é através de conteúdo relevante e de qualidade.
É aqui que o Branded Content ganha destaque. Ele nasceu justamente para preencher essa lacuna e ajudar empresas de todos os tamanhos a conquistar o seu espaço e a atenção dos seus clientes e possíveis clientes. Por isso a importância de entender e aplicar esse conceito corretamente.
Aqui, o consumidor é o ponto central de todo o planejamento. Entenda quem é o seu público-alvo e quais valores em comum vocês compartilham. A ideia é gerar identificação e, consequentemente, engajamento. Desta forma, o conteúdo viralizará e se espalhará sozinho, sem que você precise fazer grandes investimentos para isso. A sua marca atingirá um número alto de pessoas graças à qualidade e relevância do seu material.
O conteúdo é rei e desempenha papel muito importante para o sucesso de qualquer plano de Branded Content. Aqui na Redaweb estamos preparados para ajudá-lo neste desafio. Contamos com um time de profissionais qualificados e experientes, pronto para desenvolver os melhores roteiros e textos para a estratégia da sua empresa. Visite nosso site e conheça nossos pacotes, você, com certeza, irá encontrar um que se encaixa nas suas necessidades.
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Um ponto de atenção é entender as diferenças entre Branded Content e Marketing de Conteúdo. Trabalhando os dois em parceria e enxergando essas duas ferramentas como complementares, a sua estratégia tem tudo para ser um sucesso e trazer ótimos resultados. Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre esse universo do Marketing Digital. Esperamos que esse artigo tenha ajudado a esclarecer todas as suas dúvidas sobre Branded Content. Caso tenha alguma pergunta, compartilhe por meio dos comentários. Até a próxima!