Aumente os seus clientes online melhorando a taxa de conversão
A cada dia que passa, mais lojas virtuais aparecem na web, criando assim uma ampla concorrência em todo o mercado online. Porém, para obter sucesso nesse ramo de vendas, são necessários alguns conhecimentos específicos, pois um pequeno detalhe pode ser o grande diferencial para aumentar toda a sua lucratividade na empresa.
Dentre as estratégias possíveis para uma loja virtual, um ponto importante é a taxa de conversão, que serve para ajudar nas análises de desempenho das campanhas virtuais, indicando o que realmente está dando certo e o que necessita de ajustes. Boa leitura!
O que é a taxa de conversão?
A taxa de conversão são as métricas que auxiliam toda a equipe de marketing na análise de desempenho de uma campanha, descobrindo por ela se as ações estão realmente trazendo o retorno esperado ou não.
Pela taxa de conversão também fica possível identificar todos os pontos fracos e também os aspectos que necessitam de ajustes para obter um êxito melhor.
Para realizar a conversão, são analisados os números de visitantes que, de fato, entram no seu site, mapeando as suas ações.
Algumas atividades dos visitantes ajudam nesse processo, como o preenchimento de um formulário, ou o clique em alguns produtos que estejam na página, pois mostram o interesse por um tipo determinado de produto, o que pode facilitar a venda.
E como calcular essa taxa?
Para calcular a taxa de conversão, é necessário levar tudo em consideração, cada acesso ou resultados de uma campanha.
Para a satisfação, alguns lojistas levam em conta o número de acessos, outros o de preenchimento de formulários, e outros apenas os números de fechamento de vendas, então tudo varia bastante e depende de cada negócio.
Um método bem utilizado para a soma é de acordo com as visitas por um número X de tempo, por exemplo, se você tem 100 vendas a cada 2000 visitas no site, significa que 5% dos acessos estão resultando em vendas.
Com isso, a conta fica: TC = 100 / 2000 x 100 = 5%.
Calcular essa taxa dará uma base maior para saber como está o seu negócio, e isso também pode ser feito por campanhas. Por exemplo, se pagar por um anúncio que chegue a 100 pessoas, levando elas ao seu site, e 8 acabem comprando, significa que a sua campanha teve êxito de 8%, o que pode significar um bom número para alguns, e ruim para outros, sempre dependendo de cada negócio e de cada lojista.
Dicas para ajudar a aumentar a sua taxa de conversão
Veja, abaixo, algumas dicas variadas que podem ajudar a sua loja virtual com uma taxa de conversão melhor. Confira:
- Canais para contato: não basta apenas ter um site. Para as vendas isso é muito pouco. Procure disponibilizar mais canais para que o cliente entre em contato, como Facebook, Twitter, e até WhatsApp comercial da empresa, além de um número de telefone para eventuais ligações.
- Site com segurança: para quem não entende pode parecer besteira ou coisa boba, mas o SSL, que é o certificado de segurança em sites, algo básico, é totalmente essencial, pois esse selo atesta que a sua loja virtual é segura, o que deixa o visitante mais confortável para olhar as páginas.
- Avaliações: um sistema de avaliações no próprio site é bem útil, onde os clientes podem de fato expor as experiências que tiveram com as suas compras. Com boas avaliações, o visitante terá mais convicção para realizar as suas compras e se sentirá confiante para finalizar os seus pedidos.
- Newsletter: produza newsletter de qualidade, pois eles podem atrair muito mais clientes. Sempre coloque informações importantes, além de legendas nas imagens, pois muitos e-mails bloqueiam as imagens.
- Ofereça algo aos clientes: é super importante manter uma boa relação com os clientes e, para isso, não fique apenas pedindo, mas retribua. Quer que ele faça um download ou se cadastre na Newsletter? Ofereça algo em troca, como um cupom de 5% de desconto. Ele verá isso com bons olhos, pois ficará nítido que a loja virtual se importa com o cliente.
- Cupons de desconto: e por falar em cupons, eles são sempre bem-vindos. Promoções nas redes sociais sorteando cupons de 50% de desconto para quem curtir e compartilhar a página pode ser um bom atrativo para atrair mais visitantes. Cupons enviados após a finalização de uma venda também é bem visto, pois pode despertar o interesse para o cliente realizar uma nova compra.
- Fique atento na apresentação da sua loja: uma loja virtual também precisa de uma boa aparência. Para isso, faça um bom mix de produtos, direcionando os mais vendidos ao seu público-alvo principal. Abas com categorias também são sempre uma boa alternativa, pois assim o visitante pode ir direto onde pretende comprar. As caixas de buscas de produtos são fundamentais, assim como os filtros de buscas.
- Banners: para que não coloque muitas abas em seu site, aposte nos banners, pois quando são bem produzidos, podem ocupar menos espaço em seu site e ainda chamar mais a atenção.
- Comunicação: não economize dinheiro na comunicação, pois ela é um item fundamental para o crescimento da sua loja virtual. Com uma boa comunicação, os seus produtos atingem mais clientes, aumentando assim o seu lucro.
- Abuse da tecnologia: estamos na era da tecnologia e podemos usar muitas coisas a nosso favor, principalmente com uma loja virtual. Use e abuse das ferramentas, como as de e-mail marketing, onde é possível disparar diversos e-mails com campanhas e promoções, tudo sendo monitorado para saber os seus cliques.
- Faça testes: para chegar o mais próximo possível da perfeição, sempre é importante realizar testes e mais testes, pois é com eles que vamos conseguir encontrar possíveis erros e realizar as correções necessárias, além de também aprimorar e desenvolver as habilidades positivas.
Contrate uma empresa que domine o assunto!
Para que a sua loja virtual tenha uma boa taxa de conversão, melhore diversos requisitos e com isso aumente os seus lucros. Nada como contratar uma empresa especializada no mercado digital, que conta com ferramentas e experiência no setor. Com ela, o lojista poderá melhorar a sua relação com o cliente, a produtividade, e claro, fechar mais vendas.
De olho nisso, a RedaWeb, uma agência especializada e com ótimos planos especiais para cada tipo de negócio, se coloca à disposição para ajudar a sua empresa a decolar de vez na web.
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