As vantagens e desvantagens da terceirização do marketing de conteúdo
As empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade em investir no marketing digital, assim como ampliar anualmente o percentual de investimento em suas estratégias. Mas, há muitas dúvidas sobre o setor, que aumentam ainda mais com as constantes novidades que vão surgindo, e uma das mais recorrentes é sobre a terceirização do marketing de conteúdo.
A terceirização do marketing como um todo ou para algumas de suas especializações é muito comum e positiva para os negócios. A empresa tem à disposição profissionais experientes em diversos setores, com uma visão externa do negócio e diminuição de custos. Mas, será que para ao terceirizar o marketing de conteúdo a qualidade é a esperada?
Marketing de conteúdo: essencial
O marketing de conteúdo é uma das especialidades do marketing digital mais promissoras da atualidade e por isso mesmo um ótimo foco para investimentos. Independente do segmento ou porte da empresa, ele pode mudar a forma com a sua imagem é conduzida e identificada pelo consumidor.
Mais do que uma tendência, o marketing digital é indispensável e não há mais como ser indiferente a dimensão e poder da internet. Mas, ter presença online é muito mais do que criar páginas, blogs e sites, é encontrar caminhos que possam atrair o público-alvo e superar a concorrência.
A tecnologia vem contribuindo muito para que isso aconteça, oferecendo mais ferramentas e técnicas para aprimorar as estratégias. Uma delas é o inbound marketing, que mudou a forma de abordar o cliente, fazendo com que ele tome a iniciativa de vir até a mídia da empresa e não o contrário.
O inbound marketing não faz publicidade direta ou utiliza métodos de interrupção, sua estratégia principal é oferecer soluções para seu público-alvo. Ele utiliza os canais de comunicação para atrair seu público-alvo, oferecendo soluções às suas demandas. A procura é voluntária e estabelece um relacionamento com a marca, iniciando o funil de vendas até que a parceria se estabeleça.
A principal ferramenta do inbound marketing é o marketing de conteúdo. Sua função é contar histórias e encantar o visitante através delas, gerando credibilidade, aumento de vendas, e tornar os clientes envolvidos plenamente pela marca. Tudo isso através da criação de conteúdos de valor, sobre assuntos ligados à marca e que interessam seu público-alvo.
Ele atua como se estivesse cortejando o visitante, através de um bom papo que o torna irresistível aos seus olhos. Além disso, sabe respeitar o seu tempo e se diferencia dos demais com a bagagem de informações que apresenta. Sob esses aspectos, o envolvimento pode ser inevitável e duradouro com a criação de laços. É possível que algum visitante não fique impactado com esse flerte tão envolvente, mas sem dúvida não sairá indiferente a ele.
O método do marketing de conteúdo é atrair o visitante, transformá-lo em lead e conduzi-lo a uma venda voluntária e desejada, não empurrada como é feito pelo marketing tradicional. O consumidor mudou muito nas últimas décadas e prefere uma boa história do que as manjados propagandas com frases impactantes.
A impressão de naturalidade na condução das estratégias esconde um trabalho intenso em busca das melhores pautas e da preparação de um conteúdo exclusivo, endossado por fontes seguras e bem produzido. O marketing digital de hoje não vive sem um marketing de conteúdo bem feito e, se não bastasse as suas ações e resultados, também possui um valor bem mais barato.
Terceirizar ou não? Eis a questão
O marketing é uma área estratégica da empresa, com funções muito mais amplas do que a de atrair possíveis clientes a marca. Sua função é muito mais complexa e importante, influenciando todos os setores através de suas campanhas e estratégias. A consciência dessa importância faz com que os gestores tenham dúvidas sobre a contratação de profissionais para trabalhar na empresa ou a terceirização das atividades do marketing.
O marketing de conteúdo em especial é alvo desses questionamentos, por ser uma ferramenta tão relevante e exigir não só um profissional experiente e hábil, mas que conheça bem a empresa e a marca a quem representará. A opção de terceirizar o marketing de conteúdo tem vantagens e desvantagens bastante peculiares, que devem ser avaliadas passo a passo para uma decisão assertiva e que seja positiva para os objetivos.
Vantagens:
- Ter uma equipe sempre disponível: a terceirização do marketing de conteúdo indica uma ou mais pessoas capacitadas e focadas em produzir o melhor. Essa disponibilidade é muito benéfica quando se pensa no dia a dia de profissionais contratados, que muitas vezes arcam com várias funções e a pressão local.
- Produtividade ampliada: a experiência na área dos profissionais terceirizados de marketing de conteúdo permite que as ações sejam muito mais apropriadas ao público alvo. Como atuam com outras marcas e já enfrentaram situações adversas, têm maior possibilidade de chegar a um conteúdo de excelência.
- Visão externa da empresa: a rotina de um funcionário pode tornar suas ações mais acomodadas e menos inovadoras. O acesso a informações inovadoras, o networking e o contato direto com o consumidor permitem com que o profissional de uma terceirizada tenha uma visão mais ampla sobre o negócio.
- Economia: um funcionário pode significar um custo alto que vai além do salário, que inclui impostos, benefícios, indenizações, a estrutura do ambiente onde irá trabalhar, espaço físico e muito mais. Mas, quando se contrata um serviço terceirizado, há uma considerável queda de valores e tempo, além do ganho preciso de espaço físico.
Desvantagens:
- Receio de transferir responsabilidade: algumas empresas têm medo de permitir a exposição de seus produtos, novidades e estratégias para uma empresa terceirizada, especialmente exercendo uma tarefa tão minuciosa quanto o marketing de conteúdo.
- Perder o controle: há gestores que receiam perder o controle das estratégias de conteúdo, diante da falta de proximidade direta e cotidiana com o profissional. Essa insegurança pode vir a toda pela forma com que a terceirizada lida com a empresa, mais distante e padronizada. Afinal, é necessário colher constantes informações sobre o produto, estar a parte das novidades antes que elas aconteçam e manter a empresa sempre atualizada sobre os rumos das estratégias de marketing elaboradas.
- Necessidades da empresa: se a empresa é pequena e as suas demandas de marketing, incluindo o de conteúdo, podem ser resolvidas com poucos ou apenas um funcionário.
O marketing de conteúdo é uma joia preciosa dentro do marketing digital. Responsável direto pela atração de visitantes em canais de comunicação e prováveis clientes, o conteúdo precisa ser feito com o máximo de relevância e qualidade.
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