Blog As principais estatísticas do Twitter para Pequenas e Médias empresas

As principais estatísticas do Twitter para Pequenas e Médias empresas

As principais estatísticas do Twitter para Pequenas e Médias empresas

Recentemente, o Twitter se tornou pauta em diversos segmentos no mundo inteiro por um grande motivo; a rede social foi comprara por mais de 40 bilhões de dólares por Elon Musk, atualmente o homem mais rico do mundo. Muitos devem ter se perguntado: porque o homem mais rico do mundo desembolsaria tanto dinheiro para comprar uma rede social?

O Twitter, segundo dados divulgados pela empresa, possui, pelo menos, mais de 220 milhões de usuários diários, ou seja, que estão presentes constantemente. Portanto, não é de se estranhar que diversas empresas, das multinacionais até as menores, estejam presentes na plataforma, fazendo dela um investimento valioso, afinal, ela não para de crescer todos os anos com milhões e milhões de usuários.

Porém, apenas manter um perfil no Twitter não é garantia de sucesso, afinal é um público muito grande e você pode se perder tentando criar estratégias que atinjam toda essa multidão. É preciso focar em algumas estatísticas que a própria plataforma considera relevantes para alcançar um público maior e relevante para você ou para sua pequena e média empresa e, no fim das contas, reverter tudo isso em mais lucro para o seu negócio.

Nesse artigo vamos entender algumas das principais estatísticas do Twitter para Pequenas e Médias empresas. Continue lendo.

Quem são os usuários do Twitter?

Para começar a apostar na plataforma é necessário conhecer seus usuários. O primeiro dado importante é que 79% das contas do Twitter são mantidas fora dos Estados Unidos, ou seja, os EUA ainda ocupam a principal parcela de usuários da rede. Um outro dado interessante que podemos citar é que cerca de 40% do usuários totais do Twitter acessam diariamente essa rede social; nos EUA a média de uso é de 6 minutos ao dia.

A idade deles varia entre 18 e 49, sendo que a maioria deles, 38%, estão entre os 25 e 34 anos. O próprio Twitter identifica os seus usuários como "millennials ricos", ou seja, pessoas que nasceram entre 1981 a 1995 e com um alto poder aquisitivo. Outro dado interessante é que a maioria dos usuários, cerca de 70%, se identificam como sendo do sexo masculino. Mais de 80% dos usuários do Twitter acessam a plataforma por meio de dispositivos móveis, o que indica que os conteúdos devem ser pensados prioritariamente para este meio.

Pelo que os usuários se interessam?

De acordo com o próprio Twitter, as marcas que possuem um perfil nessa rede social estão lá para criarem uma conexão maior com a sua clientela, afinal, cerca de 53% dos usuários mostram maior probabilidade de comprar os lançamentos de uma marca com a qual se identificam nas redes.

Não é surpresa, então, que 66% de todas as empresas com mais de 100 funcionários estejam no Twitter. Em média, existem 164 milhões de anúncios mostrado no Twitter todos os dias. Somente no Brasil, cerca de 74% dos usuários relatam seguir o perfil de alguma marca ou empresa na rede social e 44% deles relataram já terem comprado algo por indicação de um outro usuário. Então, se a sua pequena ou média empresa quer começar a atingir um público maior, o Twitter é uma boa estratégia. 5 vantagens de uma conta no Twitter para a sua empresa.

Para começar, dentre as estratégias de marketing mais recomendadas pelo próprio Twitter está a aposta em conteúdo visual, isso porque cerca de 97% dos usuários da plataforma se concentram nos recursos visuais que ela oferece. Para se ter uma ideia, os usuários assistem cerca de 2 bilhões de vídeos todos os dias.

No que devo ficar de olho ao gerenciar a conta da minha empresa no Twitter?

Assim como toda rede social, o Twitter trabalha através de métricas e, recentemente, a rede social do passarinho azul liberou essa função para todos os usuários. Ou seja, pequenas e médias empresas que estejam estreando no Twitter podem se beneficiar das análises e estatísticas da plataforma para alcançar seu público alvo.

Dentre as principais métricas que podemos apontar para ficar de olho estão:

  • Impressões;
  • Engajamento;
  • Cliques no link;
  • Custo por resultado;
  • Conversões.

Ficou confuso como isso tudo é relevante para a sua empresa? Vamos te explicar. As impressões são o número total de vezes que seu tweet foi visto, mesmo que tenha sido visto mais de uma vez pela mesma pessoa; toda visualização conta. Já os engajamentos indicam quantas vezes alguém interagiu com aquele conteúdo, seja curtindo, retuitando ou encaminhando para alguém. Imagine que um usuário médio possui cerca de 700 seguidores.

Se o seu seguidor retuíta o seu conteúdo, ele pode chegar a novos possíveis clientes através de um único conteúdo compartilhado. Vale lembrar que, como dissemos anteriormente, 44% dos usuários já compraram algo por indicação de outros usuários, então fique de olho nessa métrica. Por fim, a taxa de engajamento, portanto, é o resultado da divisão entre o número de engajamentos dividido pelo número de impressões que o seu tweet recebeu.

A partir desses dados você pode saber quais os conteúdos que seus seguidores mais gostaram, quais chamaram mais atenção e deram certo. Assim você pode focar na melhor estratégia para o seu perfil. Seguindo com as métricas, os cliques de link indicam quantas vezes alguém clicou no link que você indicou.

O custo por resultado é a média de quanto você gastou por cada ação de um usuário após um anúncio e por fim a conversão, que indica como seus gastos com publicidade no Twitter se converteram em ações do seu interesse, seja se inscrever no seu curso, baixar o seu aplicativo ou mesmo comprar o seu produto.

O Twitter mesmo dá algumas dicas para empresas conseguirem aumentar o número de seguidores, facilitando o acesso da sua empresa a potenciais clientes. A primeira delas é interagir com seus seguidores, afinal 77% dos usuários do Twitter relataram se sentirem mais positivos sobre uma marca quando seu tweet foi respondido. Outras as estratégias indicadas pelo Twitter são:

  • Compartilhe conteúdo relevante e útil para os seus seguidores, como dicas ou tutorais, que tenham relação com seu produto;
  • Aposte no conteúdo visual de qualidade e com identidade;
  • Tweet com regularidade e se mantenha sempre presente.


Como podemos ver, o Twitter é uma grande vitrine global onde conteúdos podem ser revestidos em lucro. E então, você ou a sua empresa já possuem um perfil no Twitter?

Se sim, já tinha se atentado para alguma dessas estatísticas? Qual delas mais te impressionou? Conte aqui para nós!

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