Aprenda como definir os objetivos do marketing digital

O Marketing é um conjunto de estratégias que visa impulsionar uma marca e, assim, atingir o público-alvo. Qualquer empresa que deseje estar à frente da concorrência, precisa definir os objetivos de Marketing Digital.

Com o desenvolvimento feito de forma correta, é possível estreitar a relação de uma empresa com os seus clientes e isso faz toda diferença no resultado final. 

Para algumas pessoas, pode parecer um pouco complicado entender claramente qual é a função do Marketing Digital dentro de uma organização, por isso, neste artigo, vamos mostrar qual a melhor forma de obter um planejamento claro e eficaz.

A importância de ter objetivos claros

Quando se sabe claramente o que deseja atingir, torna-se muito mais fácil criar a estratégia ideal. 

Existem inúmeras ferramentas que o Marketing Digital disponibiliza e, para saber qual é a ideal para cada tipo de negócio, é essencial saber a meta da organização.

Por exemplo: uma empresa que fabrica roupas sustentáveis deseja aumentar o número de visitantes em seu site. Neste caso, a melhor ferramenta é o Marketing de Conteúdo, através de um blog. 

Com um conteúdo relevante e de qualidade, o blog vai ganhando posições nos mecanismos de busca, especialmente no Google e, automaticamente, atrai mais usuários. Este tipo de atitude gera economia em dois sentidos: 

  • Financeira: não haverá necessidade de gastar com várias estratégias; 
  • Tempo: não haverá testes, pois o que deve ser feito já está definido.

Os objetivos do Marketing Digital

Observe, abaixo, alguns objetivos que podem ser atingidos pelo Marketing Digital.

Aumento nas vendas

Este é o objetivo principal de quem procura o Marketing Digital. Grande parte das estratégias servem para atrair o público-alvo e consequentemente convertê-lo em clientes.

Isso é importante, pois raramente um produto se vende sozinho, sem o auxílio de um bom desenvolvimento por parte do Marketing. 

Neste quesito, é essencial definir qual público precisa ser atingido e, a partir daí, é possível saber exatamente qual a melhor estratégia.

Fidelização de clientes

Trazer novos clientes é muito bom, porém é preciso fidelizá-los. Essa lealdade faz com que as pessoas continuem consumindo o seu produto e ainda o indiquem para outros possíveis clientes.

Manter os mesmos clientes traz muitos benefícios, afinal, você já conhece o histórico dele e, além disso, o gasto é muito menor do que conquistar um novo cliente. 

Aqui, as melhores estratégias são: 

Em resumo, as organizações que conseguem engajar os clientes, naturalmente conseguirão fazer com que os mesmos sejam fidelizados.

Aumentar a visibilidade da marca

Vender o seu produto é muito importante, porém ganhar mais visibilidade para a marca é essencial.

Quando isso acontece, você garante vendas futuras, pois sua marca será lembrada sempre que o indivíduo precisar de um produto como o seu.

Produtos que estejam iniciando no mercado precisam construir uma autoridade e, para isso, nada melhor que a utilização de estratégias de Marketing. As redes sociais são imprescindíveis para estes casos, pois é através delas que se cria um relacionamento mais estreito com o seu público-alvo.

Essa construção é criada a partir do momento que a empresa mostra que tem autoridade sobre determinado assunto. Os clientes precisam ter a percepção de que a organização conhece bem o universo relacionado ao produto. 

Melhora no posicionamento para mecanismos de busca

Para o Google, o conteúdo é rei. Essa é uma frase muito marcante para quem conhece o universo do Marketing de Conteúdo. Além disso, é imprescindível ter isso em mente na hora de definir objetivos de Marketing Digital para o seu negócio.

O tempo inteiro a web recebe milhões de novas informações, sejam postagens em redes sociais, artigos em blogs, imagens ou  vídeos. Por isso, é importante ter um conteúdo de qualidade para lidar com a concorrência online.

Com as estratégias corretas, o Marketing Digital auxilia as organizações através de ações estruturadas que conseguem elevar o posicionamento delas nos mecanismos de busca, essencialmente no Google.

Conversão e nutrição de leads

Ao receber as visitas em seu site, é preciso identificar quem são essas pessoas, ou seja, qualificá-las. Essa ação vai ajudar a entender em que ponto cada uma delas está e, assim, tornar mais fácil saber quais delas são potenciais clientes.

Após essa identificação, deve haver uma ação para criar um relacionamento com este lead e, dessa forma, conseguir a conversão. Isso é feito através do envio de e-mail marketing com informações sobre os produtos, promoções e lançamentos. 

Atendimento ao cliente e suporte

Os clientes não têm tido mais paciência para aguardar muito tempo no telefone ou até mesmo uma resposta por e-mail. Sendo assim, as empresas têm criado alternativas para prestar o devido suporte ou um primeiro atendimento através das mídias sociais.

Hoje em dia, é muito comum estar conectado e conversar com as organizações através de aplicativos de mensagem instantânea, chats ou as fanpages. 

Engajar colaboradores

O Marketing é essencial para melhorar o relacionamento entre marca e público, mas você sabia que é possível criar um engajamento com o público interno?

Para este segmento, é muito comum utilizar o Endomarketing e o seu objetivo é aproximar os colaboradores das metas e valores da empresa. 

Algumas das ações mais comuns são as premiações e promoções aos funcionários que se destacam durante um determinado período. 

Essa valorização é muito importante, pois os colaboradores são os porta-vozes de uma empresa e a forma como eles a enxergam é essencial para que ela tenha uma boa credibilidade com os demais.

Todos sabem que o boca a boca também é uma ótima propaganda e isso é ainda mais louvável quando os elogios vêm de funcionários.

Existem inúmeras estratégias que trazem benefícios às empresas. Para identificar qual é a melhor para o seu caso, é preciso ter objetivos de Marketing Digital para o seu negócio. 

O ideal é que você não coloque todos os objetivos listados em seu planejamento. A melhor forma de fazer as estratégias funcionarem é através de um estudo detalhado que lhe dê a direção correta. 

Avalie os seus objetivos em primeiro plano e, a partir daí, escolha no máximo três ferramentas para focar em seu negócio. Com os resultados positivos, é possível agregar outras estratégias.

Uma dica: não vá diretamente para o aumento de vendas. Primeiro crie uma autoridade sobre determinado assunto e só então pule para a parte comercial. Dessa forma, é mais fácil conquistar clientes e vendas sólidas. 

Em resumo, é preciso estar com os olhos abertos para perceber a infinidade de possibilidades que o Marketing traz e agrega às organizações. 

Para saber mais sobre o assunto, acesse o nosso site e conheça nossos serviços ou entre em contato pelo telefone 0800 750 5564 caso decida assinar um de nossos planos de criação de conteúdo.