Blog A importância de elaborar um site responsivo

A importância de elaborar um site responsivo

A importância de elaborar um site responsivo

Atualmente, ter um site é algo completamente básico para qualquer empresa ou profissional, independentemente de seu segmento, pois é por meio desta página na internet que o seu público-alvo poderá conhecer melhor o seu serviço, seus produtos, saber se pode confiar em sua marca, entre muitas outras possibilidades. Mas apenas colocar o site no ar já não é mais o suficiente, é preciso que esta página seja otimizada e, principalmente, responsiva.


Embora seja algo essencial para a sua empresa, e que pode impactar diretamente os seus resultados, é possível que muitas pessoas ainda não saibam o que é um site responsivo, exatamente. No entanto, isso é algo bastante simples de ser explicado e compreendido, mesmo para quem não possui um conhecimento avançado sobre tecnologias.


Um site responsivo é um site que adéqua a sua exibição ao formato de tela em que é exibido, de modo que seja mais agradável e confortável aos visitantes navegar por sua página. Ou seja, independentemente de ser acessado por um computador ou pelo celular, o seu site responsivo exibirá as informações da mesma maneira e com a mesma qualidade, com a adequação do tamanho de suas imagens e textos ao aparelho em que é exibido.


Saiba por que você deve ter um site responsivo


Por mais simples que possa parecer, é possível que ainda existam pessoas que não sabem quais os motivos que fazem com que um site responsivo seja algo praticamente básico para as estratégias comerciais de sua empresa. Para modificar este pensamento e tornar ainda mais claro a importância disso, confira a seguir alguns dos principais motivos para que se tenha um site responsivo para a sua empresa:


- Aumento no número de visitantes


Indiscutivelmente, o acesso à internet é muito facilitado com o uso de smartphones e aparelhos móveis, os quais permitem que qualquer pessoa se conecte a internet, independentemente do local em que está. Assim, a grande maioria dos visitantes de seu site pode ser de origem de aparelhos móveis, e que estejam em busca de produtos ou serviços em momentos nos quais não estão em casa, ou na frente de um computador.


Com um site responsivo, você permite que esta navegação seja adequada a estas pessoas, o que proporciona um aumento significativo no número de acessos em sua página. Diferentemente, um site que não seja responsivo irá gerar uma barreira entre a sua empresa e o público-alvo, de forma que se tenha muito menos visitantes em seu site.


Assim, ter um site responsivo é uma forma de facilitar o acesso do seu público ao conteúdo disponibilizado em sua página. Além de contribuir para uma melhor captação de clientes, isso ainda o ajudará em todo o processo de venda e na fidelização destes clientes, que saberão que podem acessar o seu site a qualquer momento pelo smartphone sem perder qualidade em sua tela.


- Aumento de suas vendas


Não é apenas com relação ao número de visitantes que o site responsivo contribui para a sua empresa, mas também com o número de vendas realizadas em sua loja virtual. Isso porque, com um site responsivo, estas pessoas podem fazer as suas compras diretamente pelo smartphone, de maneira muito mais rápida e prática.


Obviamente, quanto mais pessoas acessarem ao seu site, maior será a chance de que você consiga vender seus produtos e serviços por meio desta página. Assim, estes são fatores que estão diretamente ligados, e que podem beneficiar a sua empresa em decorrência da utilização de um site responsivo.


Para isso, porém, é preciso que o seu site ofereça a possibilidade desta compra diretamente em sua página, o que significa que você deve ter um site mais completo, além de responsivo. O ideal, é que se tenha uma página de vendas e um blog, ou uma página de conteúdo e informações dentro de seu site, para que o cliente possa conhecer melhor seus produtos e fazer a compra dentro do mesmo ambiente virtual.


- Fortalecimento de sua marca


Algo que todas as empresas desejam com a sua presença digital é que sua marca seja vista por mais pessoas e passe a ser considerada uma referência em seu segmento. Isso é algo que pode ser conseguido com maior facilidade com um site responsivo, pois mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo e poderão enxergar sua empresa como uma marca importante em seu ramo comercial.


Isso se deve ao fato de que o acesso facilitado a seu site, permitirá que estas pessoas tenham uma visão muito melhor de sua empresa, até mesmo com um sentimento de proximidade com a possibilidade de acesso à sua página pelo smartphone. Diferentemente, empresas que não tenham um site responsivo podem se tornar distantes do público, que enxergará uma maior dificuldade em conhecer suas informações e deixem de ser relevantes neste segmento.


Desta forma, o site responsivo é um caminho para fazer com que se tenha uma marca muito mais bem sedimentada no mercado, de forma que possa crescer mais rapidamente e se destacar diante de seus concorrentes em pouco tempo.


- Compartilhamento de conteúdo em redes sociais


Para finalizar os motivos pelos quais você deve ter um site responsivo para a sua empresa é que isso permite um compartilhamento de seu conteúdo, e de sua página, em geral, de forma muito mais facilitada. Em especial, em plataformas como as redes sociais, por exemplo, que são algumas das mais utilizadas por todos os brasileiros.


Isso significa que, além de facilitar o acesso a seu site para todas as pessoas, você ainda permite que estes mesmos visitantes façam a divulgação de seu conteúdo em suas próprias redes sociais. Ou seja, com um site responsivo, você passa a contar com a versão digital da famosa propaganda “boca a boca”, na qual uma pessoa divulga seus serviços e produtos a seus amigos e familiares, que terão mais chances de se tornar seus clientes no futuro.


Assim, investir em um site responsivo é, também, uma estratégia de marketing, pois faz com que o alcance de sua página possa ser maior em virtude desta possibilidade de compartilhamento de seu conteúdo.


Mas é sempre importante ressaltar que, embora seja essencial ter um site responsivo, é preciso que o conteúdo deste site também seja de qualidade e agrade a seu público. Conteúdos vagos e sem relevância, podem fazer com que as pessoas tenham menos interesse em acessar a sua página, mesmo que seja um site responsivo.


Para evitar este tipo de problema e garantir que o conteúdo de sua página seja o melhor possível para o seu público, entre em contato com a Redaweb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os nossos planos de produção de conteúdo!


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
conheca-de-que-forma-o-facebook-ads-e-o-google-adwords-podem-ajudar-a-sua-empresa tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-account-based-marketing web-analytics-entenda-como-a-estrategia-pode-otimizar-o-seu-marketing
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564