8 ideias para tirar o seu negócio autônomo do papel
O empreendedorismo é um dos grandes sonhos do brasileiro. Seja por oportunidade ou necessidade, ter o próprio negócio é uma forma de contornar a dificuldade de acesso ao cada vez mais restrito mercado de trabalho do país.
Porém, não basta ter uma ideia, pegar o dinheiro e abrir uma empresa. Todo empreendimento envolve riscos e, com um passo em falso, todas as economias podem ir embora, no entanto, há maneiras de minimizar o perigo.
Por meio das atitudes corretas, o negócio tem chances de prosperar, se tornar lucrativo e se configurar como uma fonte de renda viável para pagar as contas do dia a dia e financiar os sonhos individuais do proprietário e de sua família.
O empreendedor de sucesso é aquele que aceita os riscos que o negócio envolve, aceita passar por eles, mas encontra meios de pisar em terreno mais firme e, assim, dar os passos necessários para se aproximar mais do sucesso.
Independente do tipo de empresa em que se pretende investir, confira 8 ideias para tirar o trabalho autônomo do papel e entrar no universo do empreendedorismo. Leia o texto até o final e aumente as chances de êxito.
Boa leitura!
Plano de negócios
Essa é a primeira etapa quando alguém decide criar o próprio negócio. Ter uma empresa parece um sonho distante, porém, fica muito mais perto da realidade ao estudar sobre o mercado e reunir o máximo de informações sobre a nova jornada.
É fundamental fazer um plano de negócios que estabeleça o objetivo da futura companhia e quais passos devem ser seguidos para concretizá-lo, o que envolve traçar estratégias e definir qual a estrutura necessária para que isso de fato aconteça.
Estude seus clientes
O que adianta ter um produto ou serviço se não sabe para quem vai vender? Ter bem definido quais são seus possíveis consumidores ajuda a estabelecer o preço, o ponto comercial e qual tipo de mídia utilizada para fazer a publicidade.
Faça enquetes ou pesquisas com clientes da região em que pretende abrir a empresa, assim é possível conhecer as preferências dos clientes desse local. Caso seu público tenha baixa escolaridade, não adiante investir em anúncios de escrita muito rebuscada.
Identifique idade, sexo, religião, escolaridade, poder aquisitivo e hábitos de compra. Tudo isso ajuda na hora de oferecer o produto ou serviço adequado. Dessa maneira é possível oferecer itens com mais proximidade dos gostos do consumidor.
É preciso saber que tipo de problema seu público espera que você resolva. Por exemplo, se ele entra numa loja à procura de uma blusa, ele deseja eliminar o frio. Portanto, deixe claro que tipo de problema sua empresa pode solucionar.
Estabeleça os produtos e serviços
Agora que você identificou o problema de seu público-alvo, é o momento de oferecer os produtos e serviços que vão dar conta de ajudar essas pessoas. Tenha clareza referente às vantagens oferecidas pelo seu negócio aos clientes.
Você pode saber do que seus consumidores precisam e tem o produto ou serviço certo para essa demanda. Porém, eles conseguem pagar pela solução? É preciso alinhar o que você vende com o poder de compra da clientela.
Viu como o plano de negócios é importante? Ele vai te revelar essas e outras informações essenciais para que sua empresa não nade e morra na praia.
Invista em divulgação
É necessário pensar nas ações de marketing o quanto antes, e não apenas quando a companhia já estiver de portas abertas. É preciso atrair e reter clientes para fazer o negócio prosperar, portanto, é um investimento prioritário logo de cara.
A meta do marketing é despertar o interesse de potenciais clientes, fazendo com que tenha curiosidade de se informar sobre os produtos e serviços de seu negócio. Por isso, é primordial investir em ações de marketing para a empresa.
Depois de atrair a curiosidade deles, chega a hora de transformar curiosos em clientes, por isso, é preciso ter muito bem definido que tipo de problema você resolve e por que seu negócio é o mais indicado para prestar tal atendimento.
Se diferencie dos concorrentes
Sua empresa não pode ser apenas mais uma no mercado, pois as chances de fechar as portas são grandes, afinal, por que os clientes deixariam de comprar de marcas conhecidas para apostar em uma desconhecida que faz o mesmo? Seria um risco para a clientela.
É fundamental ter um diferencial que destaque seu negócio entre as demais empresas do segmento, algo que faria os consumidores abrirem mão de uma relação já estabelecida para conhecerem a sua empresa.
Um dos itens que proporcionam esse efeito é o atendimento. Os clientes não se importam em pagar mais, desde que sejam bem atendidos. Já entrou numa loja por que gostou de um produto, mas foi embora por ser mais atendido? Pense nisso.
Achou simples? E é mesmo. Funcionários gentis, atenciosos e que tentam ao máximo ajudar o cliente transformam uma compra numa experiência incrível. Seu preço pode até ser maior, mas os clientes estão dispostos a pagar por ele. Não espere receber críticas negativas para investir no treinamento da equipe.
Outro item que tem ganhado a simpatia dos consumidores é a causa ambiental. Os clientes pagam mais caro se souberem que seu negócio abraça a preservação do meio ambiente com uma produção menos nociva à natureza.
Controle dos processos
Possuir todas essas informações não resolve muita coisa se você não fizer o monitoramento e atualização constante do banco de dados. Além disso, seus funcionários devem ser avaliados com frequência para corrigir eventuais erros e melhorar a capacitação.
Além disso, após colocar qualquer ação em prática é preciso mensurar os resultados. Essa atividade é importante para que seja possível descobrir o motivo de queda em vendas. Atualmente, há softwares que fazem esse monitoramento de modo automático.
Busque parcerias
Esse é um método muito comum entre os novos empreendedores. Ele consiste numa parceria em que alguém investe dinheiro na criação e estruturação de uma empresa, enquanto outra pessoa fica responsável pelas ações práticas. Depois , os lucros são divididos.
É necessário escolher com cuidado os sócios e colocar os direitos e deveres de cada um em contrato bem elaborado para que ninguém tenha prejuízo. As metas e expectativas de ambos precisam ser compatíveis entre ambos os sócios para que haja êxito do negócio.
Entenda a burocracia
Infelizmente, é comum a abertura de empresas sem a verificação adequada das condições legais para o funcionamento. Como consequência, há penalidades como multas ou, até mesmo, a proibição do funcionamento da companhia.
Entre os aspectos a serem observados estão alvarás de funcionamento, questões ambientais, registros trabalhistas, notas fiscais e capacitação dos funcionários para exercer determinada atividade. Todo detalhe é importante.
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