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6 ideias para criar uma bio incrível no instagram

pessoas mexendo no celular

Quando entramos no perfil do Instagram de alguém, qual é a primeira coisa que observamos? Se você pensou nas fotos, vídeos e reels, você está enganado (a). É claro que o conteúdo logo é visualizado e a qualidade do mesmo está diretamente associada ao fato de permanecermos por ali ou não. 


No entanto, o que realmente ganha a nossa atenção de cara é a  bio. 


A bio? Por que ela?


A razão é simples e bem compreensível – é por meio da bio que conseguimos ter uma “noção geral” do que faz aquela pessoa, do que encontraremos no perfil e se faz sentido ou não permanecer no mesmo.


Podemos então dizer que a bio representa o primeiro contato que o seguidor terá quando acessar o seu perfil e/ou de sua marca ou empresa. Por isso, ela é praticamente um divisor de águas para o visitante, que vai decidir a partir dela se vale (ou não) a pena continuar em seu perfil. 


Vamos falar um pouco sobre as características técnicas da bio do Instagram?


Ainda que seja um espaço para descrever as mais importantes informações a seu respeito, a bio do Instagram é curtinha e você precisará fazer isso usando no máximo 150 caracteres. 


Pois é: isso significa que você vai precisar se descrever, descrever sua marca ou empresa praticamente no mesmo espaço de um tweet. 


Entende agora por que ela precisa ser tão bem pensada? 


Antes de partirmos para as dicas práticas de como você pode criar uma bio incrível no Instagram, confira quais são os seus elementos fundamentais:


  • Nome: o nome é o único campo que aparecerá em negrito em sua biografia, logo no topo da mesma. O óbvio é preenchê-lo com seu nome ou da marca, certo? Mas não só isso. Aproveite os 30 caracteres desse espaço para colocar uma palavra-chave ou termo que resuma bem o que você faz ali no Instagram. Se você é fotógrafo, por exemplo, pode colocar seu nome acompanhado da profissão; se é médico veterinário, nutricionista ou personal trainer, a mesma coisa. O motivo é simples: quando o usuário faz uma pesquisa no insta, é esse campo que serve de filtro para ele. Então se a pessoa pesquisar pela profissão, também vai te achar. 
  • Nome de usuário: o nome do usuário é o que aparecerá na URL do seu perfil e é também uma das principais formas pelas quais você poderá ser encontrado no Instagram. Então capricha na hora de escolher, hein? Você até pode mudá-lo a cada 14 dias, mas como ele representa a identidade da sua empresa, é importante que você só promova essa alteração em casos estritamente necessários. 
  • Website: só existe um campo para colocar um único link em seu Instagram. Sendo assim, se você tem site, outras redes sociais, cupons de desconto em sites parceiros ou demais links para direcionar a pessoa, o recomendado é usar um desses sites em que você pode centralizar vários desses links, como o famoso Link.tree, por exemplo. 


6 ideias para criar uma bio incrível no Instagram


A essa altura do campeonato você já entendeu a importância da bio do Instagram, assim como o que seus principais campos representam.


Vamos conferir agora dicas práticas para efetivamente montar a sua dentro do limite dos 150 caracteres? 


1. Use quebras de linha e espaçamento


Não é porque ela é curta que você precisa escrever tudo em sequência, como se verdadeiramente fosse um tweet. 


As quebras de linhas (o famoso enter) podem ser usadas para dividir as informações – que se estiverem em um mesmo bloco de texto podem acabar cansativas e até poluídas. 


Neste sentido, vale reforçar que a sua bio precisa ser, sobretudo, escaneável – ou seja, o usuário deve passar o olho e já entender as principais “palavras-chave” da mesma.


2. E falando em palavras-chave...


Você também pode usar algumas para aumentar a rastreabilidade do seu user. 


Mas seja sutil, hein? Pense em uma ou no máximo duas palavras-chave que resumam a forma como você quer ser encontrado quando os usuários do Instagram estiverem buscando por você (mesmo que ainda sem saber) na barra de buscas. 


Supondo que você seja personal trainer especializado em ganho de massa muscular, pode usar a palavra “hipertrofia em *cidade*”, por exemplo. 


3. Use emojis


Os emojis podem te ajudar a resumir algumas informações na bio (que é essencialmente curta), além de trazer traços da sua identidade para a mesma. Se as cores da sua marca são roxo e laranja, por exemplo, você pode aproveitar para utilizar emojis nesses tons aqui. 


Se por um lado eles podem auxiliar na construção da comunicação da sua marca, por outro, podem acabar com a sua credibilidade se forem utilizados em excesso. Então muita calma nessa hora, está bem? 


4. E as hashtags, valem? 


Inserir hashtags na bio pode aumentar as chances de que os usuários te encontrem e compartilhem seu conteúdo. 


No entanto, mais uma vez é necessário ser sutil, usando uma a três hashtags no máximo. Um perfil de uma mulher que viaja sozinha, por exemplo, pode usar as seguintes: #viagens #viajandosozinha #mochileira. 


5. Deixe claro os seus interesses


O que a pessoa vai encontrar no seu perfil? Dicas de viagem em determinada cidade ou país? Humor? Ativismo social? Dia a dia? Produções autorais? Poemas? 


Deixe claro, em poucas palavras, os principais assuntos que você vai tratar no seu perfil. De preferência, use uma linguagem clara e que realmente diga respeito ao perfil que você quer atrair para o seu insta. 


6. Use CTAs


Os CTAs estão presentes em praticamente qualquer formato e estratégia de comunicação, e na bio do Instagram não seria diferente. 


O CTA da bio é um daqueles que você pode mudar com frequência, a depender do seu objetivo naquele momento específico: aumentar os cliques no seu site? Fazer um lançamento? Ter acesso no último post do blog? Estimular cliques em alguma publicidade? 


Para ajudar nesse CTA, lembre-se de estimular os seguidores a clicarem no link da bio, principalmente nos stories. 


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Ao longo deste artigo você entendeu a importância da sua bio do Instagram, assim como ficou por dentro de 6 dicas para efetivamente criar uma bio atraente e que vai te aproximar cada vez mais do seu público-alvo e de seus objetivos com a rede social. 


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