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8 ferramentas essenciais para análise de conteúdo

equipe analisando ferramentas de análise de conteúdo no computador

As ferramentas para análise de conteúdo são imprescindíveis, uma vez que compreender o engajamento é a única maneira de melhorar os resultados e atingir os objetivos estabelecidos. Felizmente, há diversas opções de recursos disponíveis para analisar o desempenho de conteúdo. 


Quer conhecer essas ferramentas? Continue acompanhando essa postagem com atenção para saber como obter sucesso com o seu conteúdo. 


Boa leitura! 


1. Google Analytics


Acima de tudo, o Google Analytics é uma das ferramentas indispensáveis para análise de conteúdo, visto que é completamente de graça, possui inúmeros recursos e ainda conta com a relevância da empresa Google. 


Após informar o código do Google Analytics no HTML da sua plataforma, a ferramenta irá mensurar determinados objetivos para o consultante, tais como:


? Páginas em que o visitante clica;

? Quantidade de tempo em que cada pessoa permanece;

? Ações que são realizadas.


Assim sendo, o Google Analytics é responsável por fornecer dados sobre esse visitante. Logo, dá para saber se o indivíduo está apertando em anúncios ou compartilhando o conteúdo em redes sociais. 


Ao analisar o desempenho do usuário na plataforma, a ferramenta vai disponibilizar um relatório com vários dados em detalhes. 


Dessa maneira, a ferramenta é bem útil. Quem tem site de venda, por exemplo, consegue descobrir quantos visitantes estão passando pelo processo de compra, bem como quem está abandonando o consumo em alguma etapa. Em geral, os dados fornecidos pelo Google Analytics permitem que o profissional consiga alterar as estratégias para melhorar a experiência de compra para os consumidores. 


Ainda que essa ferramenta para análise de conteúdo não seja mais simples, os usuários vão sentindo conforto com os recursos após algum tempo de uso, consequentemente, consegue aproveitar completamente esse serviço grátis do Google. 


2. Stage Analyzer


Entre as ferramentas fundamentais para análise de conteúdo, o profissional responsável por esse gerenciamento precisa considerar o uso do Stage Analyzer, uma vez que há recursos bem interessantes. 


Quem usa essa ferramenta consegue identificar: 


? Estimativa de tráfego;

? Dicas de SEO;

? Dados do servidor.


Dá para fazer a análise da própria plataforma, como também de outros sites semelhantes ao seu ranqueamento e avaliar quais são os servidores, tecnologias e frameworks mais usados.


3. SEMrush 


Outra excelente ferramenta para análise de conteúdo é o SEMrush, vasta informar qual é o domínio para conseguir acessar a informações importantíssimas em uma estratégia, como:


? Custo esperado de PPC conforme o tráfego orgânico;

? Palavras-chave que vão aumentar o tráfego para a plataforma;

? Número e avaliação de Backlinks;

? Link Building. 


Ao inserir o seu domínio, a ferramenta vai proporcionar uma diversidade de insights. 


Quem usa o SEMrush pode avaliar com detalhes o tráfego de uma plataforma ou palavra-chave por pesquisa orgânica, anúncios gráficos, backlinks e pesquisa paga. 


Juntamente com essas informações, o usuário pode visualizar as atualizações em tempo real das palavras-chaves mais importantes, tanto orgânicas como também pagas. 


4. Yoast


O Yoast é um plugin do WordPress cujo objetivo é otimizar o conteúdo para o ranqueamento do Google. Dessa maneira, também é uma das ferramentas essenciais para análise, visto que ajuda criadores em:


? Estabelecer palavras-chave;

? Criar título otimizado;

? Inserir Meta Description;

? Editar URL.


Em geral, a ferramenta analisa o conteúdo e dá sugestões do que pode ser melhorado para o ranqueamento. 


5. Clicky


A princípio, o Clicky é semelhante ao Google Analytics, contudo, a sua interface é muito mais simples, portanto, já é mais vantajoso que a outra ferramenta. Afinal, não vale acessar informações de performance do conteúdo e não conseguir entendê-las, correto? 


O Clicky é responsável por listar com transparência os visitantes, quando os usuários visitaram essas plataformas, o local que estão, como foram encaminhados, quais ações realizaram e a quantidade de tempo que ficaram por ali. 


6. Piwik


Diferentemente de outras ferramentas essenciais para análise de conteúdo, o Piwik é um software, ou seja, é necessário fazer o download e, em seguida, realizar a hospedagem no servidor. 


De modo geral, os recursos que essa ferramenta oferta são bem similares de outros programas analíticos famosos, sendo assim, é possível fazer busca de palavras-chaves e ver o desempenho de visitantes.


Por outro lado, o Piwik conta com um diferencial, o armazenamento de dados é ilimitado e também oferece o aplicativo móvel. No entanto, o seu painel é muito complexo, o que pode ser uma vantagem, porém, quem não tem tempo para dedicar, certamente, terá complicações. 


O que também exige empenho é a configuração e a capacidade de instalar tags também vai ser uma exigência, portanto, o Piwik pode ser problemático até se acostumar com o software. 


7. Google Search Console


Antigamente, o Google Search Console tinha o nome de Ferramentas do Google para Webmaster, entretanto, o nome foi modificado para incluir mais a quantidade de usuários, ou seja, qualquer pessoa que se preocupa com pesquisa:


? Profissionais de Marketing;

? Especialistas em SEO;

? Desenvolvedores de aplicativos;

? Pequenos empreendedores;

? Designers;

? Programadores. 


Está entre as ferramentas essenciais para análise de conteúdo, já que auxilia uma pessoa a assegurar que a plataforma ou aplicativo tenha compatibilidade com o Google e consiga aparecer em resultados significativos de pesquisa. 


Sobretudo, o Google Search Console vai ajudar quem é dono de site a otimizar a plataforma por meio de vários recursos. 


Entre esses recursos, dá para realizar testes e compreender se o Google é capaz de entender o conteúdo. O “Fetch as Google”, recurso da ferramenta, possibilita entender se o Googlebot acessa as páginas da sua plataforma, sendo assim, caso haja problemas, é possível fazer as alterações necessárias. 


Outrossim, a ferramenta entrega relatórios com análise de busca, sendo assim, dá para entender:


? A regularidade que a plataforma se encontra nos resultados de pesquisas realizadas nesse mecanismo de procura;

? A quantidade de impressões e cliques que acontecem por meio desses resultados;

? As consultas que causam resultados. 


É interessante que o Google Search Console também informa o desempenho dos resultados de usuários de computador, como também daqueles que usam dispositivo móvel. 


8. Bitly


Embora o Bitly seja um recurso para encurtar link sem pagar nada, essa também é uma das ferramentas indispensáveis para análise de conteúdo.


Após usar o Bitly para encurtar alguns links, dá para usar alguns recursos para compartilhar e analisar a performance do link encurtado. Por exemplo, a ferramenta informa a quantidade de cliques que o link resultou e qual foi o momento que o usuário clicou. 


Além disso, o relatório também vai incluir em quais foram as páginas que as pessoas utilizam para compartilhar determinado link, consequentemente, é possível analisar se o tráfego do conteúdo vem do Facebook, Twitter, etc.


Esse tipo de informação é valioso para compreender melhor o conteúdo de uma plataforma, não é mesmo? Logo, usar o Bitly para realizar análises também é uma boa estratégia. 


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