6 estratégias para aumentar o número de views no YouTube
Existem diversas estratégias para aumentar o número de views no YouTube, porém, algumas delas são mais efetivas do que outras. Por isso, nossa equipe resolveu separar as melhores para apresentar para você, que pretende melhorar seus números na plataforma.
No artigo a seguir, apresentaremos 6 estratégias práticas, e de fácil aplicabilidade, para te ajudar a aumentar as visualizações do seu canal e obter sucesso. Boa leitura!
Fazendo o básico primeiro
O primeiro passo para aumentar o número de views no YouTube é fazer o básico em seu canal, para dar outra faceta para ele. As pessoas que estão cogitando se inscrever no seu portal, não vão fazer isso se a sua identidade visual for desleixada.
Por isso, não deixe de fazer uma capa, que tenha a mesma paleta de cores que você pretende utilizar no canal. Além disso, outras informações importantes são essenciais para que a sua audiência te conheça um pouco mais a fundo.
Tendo em vista esse cenário, na aba “Sobre”, preencha o máximo de informações possíveis sobre o seu trabalho. Além disso, não deixe de incluir links das suas redes sociais e do seu site, caso você trabalhe também em outras plataformas.
No mais, se possível invista na criação de uma vinheta para o seu canal, pois isso ajuda na sua construção de identidade. A vinheta, por mais que seja deixada de lado por muitos, auxilia na criação de familiaridade, e transmite profissionalismo para o seu perfil.
Miniaturas são essenciais
As miniaturas dos vídeos são as responsáveis por fazerem com que a audiência clique em seu conteúdo. O YouTube quer que o seu usuário passe o máximo de tempo possível na plataforma, e para isso, nada melhor do que chamadas atrativas para todos.
Por isso, não deixe de investir na criação de boas thumbnails para o seu canal. Utilizar imagens de alta resolução, além de emojis, textos (de forma maneirada), e outros elementos atrativos, são sempre muito bem-vindos.
Além disso, aparecer na thumb, fazendo uma expressão facial dramática, também atrai pessoas e é bem-visto pelo algoritmo da plataforma. Em todo caso, é preciso caprichar nas miniaturas, porém, alguns cuidados precisam ser tomados pelos youtubers de plantão.
Não é recomendado a criação de clickbaits, por mais que eles atraiam cliques no começo. Quando o usuário notar que o conteúdo não é o que promete, ele vai deixar o vídeo logo no início, o que prejudica o seu alcance, e te atrapalha a ganhar views no YouTube.
SEO também existe no YouTube
Por mais que muitos não o enxerguem dessa forma, o YouTube também é um motor de busca na internet, assim como o Google. Inclusive, há alguns anos ele é o segundo maior presente em toda a rede, e por isso, as palavras-chave são tão importantes na plataforma.
As técnicas de SEO, usadas para melhorar o alcance do seu vídeo, também precisam ser utilizadas no YouTube. Escolher as keywords corretas para os títulos do seu vídeo, além da descrição do material, já ajuda bastante nessa questão.
Para isso, o mais recomendado é que você se coloque no lugar do usuário que está pesquisando. Que palavras seriam utilizadas para encontrar o conteúdo que você deseja assistir na plataforma? Essas são as keywords que você precisa usar no vídeo.
No mais, essa é a maneira menos “profissional” de se realizar essa tarefa, sendo possível contar com outras ferramentas para isso. Aqui, o Google Keyword Planner, além do próprio Google Trends, podem te ajudar a encontrar os melhores termos a serem utilizados.
Playlists ajudam a prender sua audiência
As playlists são extremamente valiosas dentro de um canal do YouTube, e por isso, não podem ser ignoradas. É uma das formas mais eficazes de manter a sua audiência em seu canal, o que, consequentemente, aumenta o número de views do seu perfil.
Isso porque, assim que um vídeo é finalizado, outro, interligado a ele, de temática parecida, já é iniciado em seguida. Se o seu inscrito já assistiu um vídeo até o final, as chances dele iniciar outro logo depois, se ele começa automaticamente, aumentam ainda mais.
Por isso, não ignore o poder que as playlists podem ter em seu canal do YouTube. Contudo, é preciso ficar atento para não apenas juntar vídeos que não sejam da mesma temática em um único grupo, pois isso pode mais te atrapalhar do que ajudar com as views.
O interessante aqui é disponibilizar conteúdos semelhantes, ou ainda, se você tiver quadros em seu canal, organizar dessa maneira. O que não é válido é juntar todos os seus vídeos em uma única playlist, pois, como dissemos, isso vai atrapalhar, e não ajudar.
Sugestões e telas precisam ser usadas
Além das playlists, o YouTube conta com outros atributos para te ajudar a prender a atenção da sua audiência nos vídeos. São eles os cartões e as telas finais, que te ajudam a direcionar o seu público para um outro vídeo do seu canal.
Os cartões aparecem no canto superior dos vídeos, e você pode fazer sugestões de materiais para seus inscritos. Por meio deles, é possível fazer linkagens com outros materiais do seu canal, o que ajuda a aumentar as visualizações no seu perfil.
Já no caso das telas finais, como o próprio nome sugere, é um recurso que permite adicionar telas no fim do vídeo. Essas telas direcionam o usuário para outros vídeos, mas só podem ser colocadas entre 20 e 5 segundos antes de acabar o seu conteúdo.
Além de direcionar para outros vídeos, aumentando as chances das views aumentarem, elas também podem ser usadas com outras finalidades. É possível solicitar a inscrição para o seu canal por meio dessas telas finais, inclusive, para melhorar os seus números.
Legendas ajudam a aumentar as views
Por último, entre as estratégias para aumentar o número de views no YouTube, vamos destacar a importância das legendas nesta questão. Elas são essenciais para deficientes auditivos terem acesso ao seu conteúdo sem qualquer tipo de barreira.
Isso já seria o suficiente para que sejam implementadas, porém, existem outros pontos a serem considerados. Também podemos destacar que, segundo a Verizon, 69% dos usuários da plataforma, nos EUA, assistem aos vídeos sem som, apenas lendo a legenda.
Esse comportamento é notado em locais públicos, com o número caindo para 25% dos entrevistados em locais privados. De toda forma, é um percentual bem significativo, e por isso, não pode ser ignorado por quem produz conteúdo para a plataforma.
Além desses pontos, também podemos destacar que as legendas podem ser traduzidas para outros idiomas, o que aumenta o alcance do seu canal. Se você pretende atingir um público fora do Brasil, o uso dessa ferramenta é essencial para o seu sucesso.
No mais, além do YouTube, é sempre interessante se preocupar também com a produção de textos da sua empresa. E para te ajudar com isso, não deixe de assinar um dos nossos planos de produção de conteúdo, disponíveis em nosso site, ou pelo número 0800 750 5564!