Blog 7 dicas para usar hashtags de forma eficiente

7 dicas para usar hashtags de forma eficiente

7 dicas para usar hashtags de forma eficiente

As hashtags são recursos que podem, sem dúvida, fazer com que um conteúdo alcance um público maior. Afinal, é uma técnica que indexa um conteúdo a um banco de dados que reúne publicações com temas relacionados. Por exemplo, a #marketingdeconteudo reúne posts que versam sobre marketing de conteúdo ou, ainda, relativos à marketing digital.

Os benefícios de se utilizar hashtags são muitos. Além de ampliar o alcance dos seus conteúdos, também ajuda a promover sua empresa e melhora sua interatividade e engajamento no âmbito digital. Logo, motivos não faltam para usar esses recursos em sua estratégia de marketing digital.

Para que obtenha eficácia ao fazer uso dessa estratégia, continue a leitura para conferir sete dicas incríveis que podem te ajudar.

#1. Use frases juntas na hashtag

Ainda que seja um erro, é bastante comum vermos empresas e pessoas físicas utilizarem palavras ou frases em hashtags separadas. Além de prejudicar a organização textual da publicação, bem como sua estética, essa é uma prática que não gera resultados. É, com outras palavras, uma atitude que reflete literalmente um tiro no pé.

Ao utilizar hashtags, é fundamental que use frases ou palavras juntas, de maneira que façam sentido. Por exemplo, não se recomenda fazer isto: #marketing #digital. O ideal é usar a hashtag da seguinte forma: #marketingdigital. Ao levar em conta essa regra, é possível especificar o conteúdo, não o tratando de forma genérica. Afinal, nem todo marketing é marketing digital. Há diversos tipos de marketing, como, por exemplo, o marketing offline ou tradicional.

#2. Use coerentemente a hashtag

Outro aspecto importante a se considerar ao utilizar hashtags é saber usá-las coerentemente. Como assim? Toda hashtag nasce de um contexto ou faz menção a uma coisa ou conteúdo, logo, ao usá-la é preciso que a publicação tenha relação com ela. Do contrário, o conteúdo poderá alcançar um público não interessado na comunicação.

Pegando o mesmo exemplo dado anteriormente, ao usar #marketingdigital, é de fundamental importância que sua publicação tenha relação com esse campo de conhecimento e prática profissional. Assim, ela alcançará um público interessado, que pesquisa por essa expressão para achar conteúdos relacionados.

O uso indiscriminado de qualquer hashtag pode, sem dúvida, colocar sua estratégia de marketing digital em risco e prejudicar o alcance dos seus resultados.

#3. Pesquise as hashtags antes de usá-las

Outra dica incrível para usar corretamente as hashtags é fazer uma ampla pesquisa antes de inseri-las em seus conteúdos. Por que isso é necessário? Além de garantir que fique por dentro das principais hashtags do momento, a pesquisa fornece a você informações que podem te ajudar a selecionar as melhores expressões do momento, no caso, aquelas que estão sendo utilizadas pelas pessoas e empresas.

Por exemplo, #pcpessoal #mktdigital etc. Nem sempre a palavra ou o conjunto de palavras que faz referência a uma frase é a melhor forma de uso em hashtags. O que queremos dizer é que existe a possibilidade de uma hashtag, como #mktdigital, ser mais usada do que #marketingdigital.

Normalmente, redes sociais, como o Instagram, principalmente, fornecem dados numéricos a respeito das hashtags mais utilizadas pelas pessoas e empresas. Assim, vale muito a pena usar aquelas que estão fazendo fama no momento.

#4. Cria uma hashtag para sua empresa

Por que não criar uma hashtag para sua empresa, que possa ser utilizada sempre que aparecer a oportunidade? É uma atitude que pode não apenas ampliar o alcance de sua marca no âmbito digital, mas também fortalecer sua identidade.

Hoje, muitas empresas adotam hashtags, as quais podem ser usadas pelos seus clientes, funcionários e outros públicos. Por exemplo, ao ter uma boa experiência com uma organização, a exemplo de uma sorveteria, o cliente pode tanto marcar o perfil do negócio no Instagram como também usar sua hashtag.

Como sugestão, coloque a hashtag do seu negócio em sua bio. Redes sociais como Instagram e Facebook, além do Twitter, permitem que empresas coloquem sua hashtag na bio do seu perfil. Assim, toda vez que um cliente, digamos, desejar fazer menção ao seu negócio no âmbito digital basta usar sua hashtag.

#5. Pesquise as hashtags utilizadas pela concorrência

Pesquisar a concorrência ou ficar de olho em seu comportamento é uma estratégia que pode fazer com que sua empresa consiga alcançar com rapidez seus objetivos, como, por exemplo, se diferenciar no mercado. E, ao conseguir isso, certamente seu negócio poderá aumentar seu número de clientes e as vendas.

Portanto, como mais uma dica, pesquise as hashtags utilizadas pela sua concorrência. Ao fazer isso, você poderá ter uma noção a respeito da presença digital de sua concorrência e como ela vem utilizando esse recurso para promover sua marca no âmbito digital.

Contudo, é importante não copiar as estratégias utilizadas pela concorrência. O ideal é que, com base nelas, sua empresa seja capaz de pensar em estratégias melhores, que faça com que se destaque no mercado. Essa é, sem dúvida, um caminho que pode ajudar seu negócio a conquistar uma identidade forte no mundo digital.

#6. Não exagere ao usar hashtag

Ao usar hashtag, é fundamental não apenas considerar a questão da “coerência”, mas também não exagerar. É comum que organizações usem e abusem das hashtags, prejudicando a estética de sua publicação e passando uma imagem para seus públicos de que está forçando a barra.

O ideal é fazer uso de hashtags previamente definidas para utilização em publicações. No caso, sua equipe de marketing digital deve, com base em pesquisas, decidir quais serão as hashtags utilizadas nos posts. É importante que as hashtags sejam usadas segmentadas considerando os vários temas que sua organização pode trabalhar.

Supondo que sua empresa seja do ramo financeiro, é possível trabalhar com uma grande quantidade de assuntos, como planejamento financeiro, organização financeira, investimentos, economia etc. Logo, não faz o menor sentido usar hashtags genéricas em todos esses assuntos. Por isso, é importante gerir com cuidado a utilização de hashtags nos conteúdos, para que assim sua estratégia consiga alcançar os resultados que almeja.

#7. Use hashtags considerando sua localização

Por fim, como última dica, use hashtags considerando a localização do seu negócio. Cada estado e/ou região do Brasil possui variações linguísticas que valem a pena explorar para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos comerciais. É um caminho que pode fazer sua empresa não apenas alcançar seus objetivos, mas também valorizar a cultura local.

Por exemplo, no Nordeste é comum as pessoas utilizarem algumas expressões, como #oxe, #abestado e #arretado. Então, por que não usá-las em seu conteúdo quando possuir relação?

Agora que você conhece algumas dicas para usar hashtags em seus conteúdos de forma eficiente, que tal começar a colocá-las em prática? Aproveite!

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