5 dicas para escrever um texto atrativo para o leitor
Contar com bons textos em seu site ou blog é algo que se tornou extremamente importante nos últimos anos, pois com o acesso facilitado à internet, é nestas páginas que as pessoas que compõem seu público-alvo procuram por informações a respeito de sua empresa, produtos e serviços.
Assim, um texto de qualidade e que seja atrativo para o público é uma das maneiras mais eficazes de garantir que estas pessoas se interessem por seu negócio e venham a se tornar seus clientes. Ou seja, um texto atrativo é, hoje, o principal chamariz de novos clientes, e algo que pode fazer com que sua empresa tenha muito mais leads a serem trabalhados.
Entretanto, é muito grande o número de pessoas que ainda encontra muitas dificuldades em escrever textos chamativos e que sejam, de fato, atrativos para o seu público. Desta forma, muitas empresas e profissionais deixam de conseguir captar mais clientes e ficam com seus resultados minimizados.
Isso faz com que seja preciso começar a escrever textos mais atrativos, para que suas páginas tenham um conteúdo de maior qualidade e que desperte o interesse de seu público. Diferente do que a grande maioria das pessoas ainda imagina, escrever textos atrativos pode ser algo mais simples do que parece em um primeiro momento.
As principais dicas para escrever textos atrativos
Obviamente, escrever textos atrativos para os leitores é algo que requer um trabalho de pesquisa, elaboração de conteúdo, entre outros detalhes que são essenciais em um conteúdo de qualidade. Entretanto, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a tornar os textos de suas páginas muito mais atrativos para o seu público-alvo.
A seguir, confira algumas destas dicas e saiba como começar a escrever textos muito melhores e que despertem o interesse de seus leitores:
1. Saiba a linguagem de seu público-alvo
Um dos primeiros pontos que deve ser trabalhado para que se tenha um texto mais atrativo para o leitor é saber qual o seu público-alvo, bem como a linguagem com a qual se sente mais confortável. Isso permitirá que você saiba como escrever o seu texto, de forma que o leitor seja mais facilmente atraído por uma linguagem com a qual se identifica.
Essa possibilidade de uso de diferentes modos de linguagem não significa, porém, que o seu texto não deva seguir regras, ou ser escrito de forma desleixada, porém, no caso de textos que tenham como leitores um público mais jovem, uma linguagem mais leve e descontraída pode ser mais atrativa. Da mesma forma, referências a temas e assuntos relacionados ao seu conteúdo devem ser facilmente compreendidas por seus leitores.
Com este conhecimento prévio a respeito de seu público e da linguagem com a qual estas pessoas se sentem mais confortáveis, a chance de que seu texto seja mais atrativo será muito maior, de forma que mais pessoas passarão a consumir seu conteúdo.
2. Desperte a curiosidade de seu leitor
O uso da internet é muito dinâmico, e mesmo textos publicados em materiais impressos também costumam ser lidos em momentos de intervalo das pessoas ao longo do dia. Isso significa que, se o seu texto não despertar a curiosidade de seu leitor, dificilmente este conteúdo será consumido de maneira completa.
Uma forma simples de despertar a curiosidade de seu leitor é com um título que seja chamativo e desperte esta curiosidade, como para obter uma resposta, ou uma informação, por exemplo. Entretanto, o título de seu texto não pode ser enganoso, como uma promessa de que o leitor saberá algo ao ler o texto e não obter esta informação.
Além disso, mais do que o título de seu texto, o primeiro parágrafo é outra ferramenta na qual este despertar da curiosidade deve ser trabalhado. Isso porque, após o impacto inicial da chamada com o título, estas serão as palavras que deverão prender o leitor para que mantenha o seu interesse.
3. Evite parágrafos e frases muito longos
Os parágrafos e frases que compõem o seu texto são a forma como a informação será transmitida ao seu leitor. O objetivo destes conteúdos é transmitir estas informações de forma fácil, simples e agradável ao público, o que pode ser conseguido de maneira mais eficiente com o uso de frases e parágrafos mais curtos.
Isso porque as informações são mais bem divididas desta forma, o que faz com que haja uma continuidade em seu conteúdo. Assim, ao seguir com a leitura, as pessoas poderão complementar o seu conhecimento com o consumo de todo o seu texto.
Além disso, esta complementação de informações por meio de parágrafos e frases mais curtas torna a leitura mais confortável, especialmente se feita pela internet. Diferentemente disso, parágrafos longos e frases muito compridas podem se tornar confusos e desagradáveis, de modo que você perca a atratividade para o leitor.
4. Mantenha uma boa estrutura em seu texto
Outra dica muito importante para que o seu texto seja muito mais atrativo para o leitor é a estrutura deste tipo de conteúdo. Ou seja, é preciso que o seu texto tenha um início, um desenvolvimento e um final, de forma que todas estas etapas fiquem claras para o leitor.
Esta estruturação de um texto evita problemas como um encerramento repentino de seu texto, o que pode fazer com que o leitor fique com a sensação de um conteúdo incompleto. Além disso, estruturas incorretas podem transmitir informações desconexas e incompletas ao seu público, de maneira que também passe a ser menos atrativo.
5. Se coloque no lugar do leitor
Para complementar as dicas para que seus textos sejam mais atrativos, sempre, antes de publicar um texto, se coloque no lugar do leitor, como uma pessoa que receberá estas informações de seu texto pela primeira vez. Isso evita que se cometa erros como a escrita de termos muito técnicos, ou informações que não estejam claras em seu conteúdo.
Com este cuidado simples, você poderá evitar que textos sejam publicados em sua página sem que estejam, de fato, atrativos e fáceis de serem compreendidos pelos seus leitores, o que poderia prejudicar completamente o desempenho de seu material escrito.
Agora que você sabe como tornar os seus textos mais atrativos para o leitor, coloque isso em prática e tenha chances muito maiores de ampliar o alcance de seus textos, além de gerar maior interesse por novas publicações em suas páginas.
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