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5 cuidados que você precisa ter com as redes sociais da sua empresa

mulher em escritório olhando as redes sociais pelo computador

Seja para atrair novos clientes ou para construir uma presença forte frente ao público geral, as mídias sociais são um verdadeiro divisor de águas quando o assunto é marketing empresarial. Aliás, estar em boa parte delas pode ser crucial para as vendas do seu produto ou serviço. 


No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que além de ajudar, as redes sociais da sua empresa podem acabar com a imagem da mesma caso não sejam bem gerenciadas. Mas o que isso significa exatamente? Que é preciso ter atenção e planejamento na hora de mostrar o seu negócio online. 


Se esse é um assunto que lhe interessa, fique conosco até o final deste artigo e descubra quais são os cuidados indispensáveis com os perfis da sua organização.  

O que não fazer nas redes sociais da sua empresa


As mídias sociais se tornaram um meio incrível para interligarem empresas e seus clientes. No entanto, alguns problemas podem aparecer quando os perfis não são bem gerenciados, prejudicando, muitas vezes, uma imagem que levou anos para ser construída.  


Para que isso não aconteça com o seu negócio, preparamos uma lista com 5 cuidados indispensáveis para garantir uma presença online de sucesso. Confira! 

As redes sociais da sua empresa não são as “suas” redes sociais


Você não deve, de maneira alguma, compartilhar opiniões pessoais em um perfil que não é seu. Ou seja, as redes sociais da sua empresa devem ser neutras com relação aos seus pensamentos. É muito importante manter as suas ideias e afiliações distantes do seu negócio. 


De maneira mais simples, entenda por “suas opiniões”: 

  • Política; 
  • Crenças religiosas;
  • Qualquer assunto delicado que não exija um posicionamento.


Lembre-se que a sua base de clientes é formada por pessoas de todos os tipos e que muitas delas podem se ofender com as postagens, deixando de consumir seus produtos ou serviços.  


Sempre verifique em qual página você está conectado


Se você não possui um colaborador para cuidar das redes sociais da sua empresa de maneira exclusiva ou se costuma acessá-las eventualmente por qualquer motivo, fique sempre de olho na hora de postar ou curtir algo. 


Isso porque realizar qualquer ação pessoal estando conectado à sua página de negócios pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça, mesmo que o ato seja cometido “sem querer”. Afinal, seus clientes e seguidores não estão interessados nas suas justificativas, ok? 


Nunca critique um concorrente ou qualquer outra empresa


Ainda que você não concorde com o posicionamento ou com o marketing de outra empresa, seja ela sua concorrente direta ou não, deixe de lado a ideia de criticá-la nas redes sociais.  


Lembre-se que boa parte dos seus clientes estão com você pelo seu produto ou serviço. Logo, utilizar a internet para falar mal de algo ou de alguém deixará uma imagem ruim no ar e poderá prejudicar suas vendas.  


Se outras empresas possuem estratégias pesadas e desleais, não se preocupe. Em algum momento o público notará e deixará de segui-las sem que você precise “se queimar” para isso. 


Não remova críticas de consumidores 


Ler uma crítica ou reclamação a respeito da sua empresa pode ser algo difícil de lidar. Quando o cliente tem razão, o que fica é o sentimento de “isso poderia ser evitado”. Quando ele não tem, a vontade de responder à altura pode ser quase incontrolável.  


Na dúvida, muitas empresas optam por simplesmente excluir o comentário ou avaliação, o que passa uma imagem péssima e pode prejudicar o marketing do negócio.  


Por isso, quando algo assim acontece, o ideal é imaginar que o cliente está na sua frente e tratá-lo de forma amigável e respeitosa, independentemente do que houve ou de quem está certo.  


Em caso de dúvida, haja da seguinte maneira: 


  • Responda o quanto antes. A rapidez na resposta indica que você está levando a sério a reclamação e que quer resolver qualquer eventual problema;
  • Tenha calma. Em momentos de raiva e frustração, seus clientes podem escrever de maneira explosiva e negativa, mas isso tende a ser revertido com um bom atendimento e uma solução rápida e eficiente; 
  • Desculpe-se por qualquer erro, mas não foque nisso. Se há uma reclamação em meio à vários elogios, é provável que essa seja uma situação pontual. Resolva o problema e siga em frente;
  • Novamente, não exclua o comentário ou avaliação. Responda, tente entender o que houve, pontue informações, informe opções para resolver a situação e, por fim, deixe claro o caminho tomado junto ao cliente.


Nunca, jamais, roube conteúdo de outras páginas


Um conteúdo único e exclusivo para ser postado nas redes sociais da sua empresa é um verdadeiro investimento. Isso porque, é necessário contratar especialistas no assunto, que trabalharão para alavancar o seu posicionamento e imagem. 


Agora, imagine ter esse conteúdo roubado por terceiros e ver seus posts estampados em outros perfis sem crédito. Parece péssimo, não é mesmo?  


Se você achou algo interessante em algum lugar e gostaria de compartilhar com os seus clientes, lembre-se sempre de informar a fonte e, se possível, marcá-la. Quem valoriza o trabalho dos outros garante uma boa imagem online, acredite! 


Dica extra: fuja de discussões!


Como falamos anteriormente, é inevitável receber críticas e reclamações nas páginas da sua empresa. Entretanto, é fundamental ficar tranquilo quando isso ocorrer e, de maneira alguma, atacar o indivíduo.  


Discutir nas redes sociais cria um ambiente negativo e pode deixar uma impressão ruim para os seus clientes, mesmo que eles discordem da crítica recebida pela empresa.  


Se o problema sair do controle, tente resolver de maneiras legais, acionando especialistas para contornar a situação sem que você tenha que se envolver. 


Minha empresa precisa estar presente em todas as redes sociais?


Para fechar, precisamos falar sobre uma das principais dúvidas quando o assunto é marketing online. No geral, não. A sua empresa não precisa possuir perfis em todas as redes, embora esse não seja um problema.  


O ideal é focar onde os seus clientes estão, sempre levando em consideração o nicho do negócio. Para alcançar uma maior consistência, faça algumas perguntas a si mesmo e ao seu time de social media: 


  • Como o conteúdo postado nesta plataforma vai de encontro com o meu principal público?
  • Qual a porcentagem de clientes do meu negócio que se encontra nessa rede social? 
  • Quais benefícios esse site pode trazer à minha empresa?


Ter um número menor de perfis o ajudará a concentrar a sua energia onde é mais necessário. No final das contas, quando se trata das redes sociais da sua empresa, “menos é mais”! 


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