Blog 7 cases internacionais para o marketing de conteúdo

7 cases internacionais para o marketing de conteúdo

7 cases internacionais para o marketing de conteúdo

O marketing digital nasce como uma evolução de diversas estratégias da publicidade e da propaganda com o uso da tecnologia. Certamente a sua maior vantagem é a possibilidade de gerar dados para a criação de campanhas cada vez mais direcionadas a públicos específicos.

Paralelamente, o marketing de conteúdo é uma das estratégias que nasceu no marketing tradicional, mas que continua atual até os dias de hoje, sendo a mais usada por todas as empresas ao redor do mundo.

Afinal, outras estratégias dependem de algum tipo de conteúdo para que gerem resultados reais e consistentes.

Para criar materiais cada vez mais criativos e inovadores, é preciso conhecer o que o mercado está fazendo. Com isso em mente, separamos 7 cases internacionais para o marketing de conteúdo que você precisa ficar de olho.

Boa leitura!

1. Dove Retratos da Real Beleza

A propaganda da marca Dove Retratos da Real Beleza foi uma campanha viral que rodou o mundo sensibilizando grande parte das pessoas que assistem a ela.

Note como ele não diz respeito a um produto de maneira direta e explícita. De fato, o seu objetivo é conversar com as consumidoras da marca de modo claro, gerando uma conexão real e significativa.

Uma das marcas da Dove na área da publicidade é sempre utilizar mulheres reais para as suas peças publicitárias. Nesse comercial em específico, levantou-se a discussão sobre como o padrão de beleza faz com que as mulheres não compreendam o quanto são belas por si só.

Infelizmente, demonstra que é necessário que alguém nos diga que somos bonitos para que possamos acreditar de fato nisso, principalmente quando a autoestima não está em dia.

2. Apple e 1984

A obra 1984 do escritor britânico George Orwell é um marco do período pós-segunda guerra. Na trama, o Grande Irmão era um líder totalitário que vigiava todas as pessoas de perto utilizando um aparelho televisor.

A grande sacada da Apple foi gravar uma cena que replicava uma cena do filme no qual uma mulher vestindo roupas coloridas corre em meio ao cenário preto e branco para quebrar a tela do Big Brother.

Com a trama, a marca consegue passar a mensagem Think Different, que é o seu slogan até hoje.

3. Itaú e a mensagem de esperança

Bancos, por sua natureza, são empresas burocráticas e cheias de amarras. Muitas pessoas detestam visitar agências e preferem resolver o máximo possível à distância.

Para tentar aproximar, é natural que crianças sejam os principais modelos em propagandas, justamente para quebrar esse estigma.

No final de 2021, a campanha com a atriz Fernanda Montenegro e a bebê Alice gerou quase 5 milhões de visualizações para o perfil do banco em apenas 3 dias.

Mais uma vez, essa estratégia não estava vendendo um produto ou serviço propriamente dito, e sim a imagem da marca.

Note como o marketing de conteúdo é muito mais sobre conversar com o cliente do que vender de maneira direta.

4. Coca-Cola

A Coca-Cola é uma marca que está nas mesas de muitos brasileiros e certamente é uma das marcas mais lembradas no mundo.

De fato, para a Coca o marketing de conteúdo foi a estratégia mais importante em toda a sua história. Basta pensar na história do Papai Noel se tornar vermelho por conta da marca!

Porém, um caso mais recente e que merece destaque, é o fato de a Coca-Cola reduzir os investimentos em mídias tradicionais para focar na internet e em redes sociais.

Em 2010 a empresa incentivou a criação da música Wavin’ Flag, que mais tarde se tornaria o símbolo da Copa na África do Sul.

5. Nestlé e o leite Moça

A Nestlé é uma empresa suíça, mas certamente o seu maior sucesso está com o leite Moça no Brasil.

Por meio do marketing de conteúdo a empresa conseguiu colocar os seus produtos nas prateleiras de todos os supermercados, batendo de frente contra especialistas e puristas que querem evitar a entrada do leite condensado em território nacional.

No início, as peças eram focadas em explicar para as mães as vantagens de amamentar as crianças com uma mistura láctea pronta.

Com o passar dos anos, a Nestlé descobriu algo que ficaria ainda mais aos brasileiros: o estômago!

A empresa, por volta dos anos 1960, começou a imprimir receitas de donas de casa nas suas latas e em cadernos, de modo que incentivava as mulheres a comprar os produtos para tentar encontrar a sua receita em algum espaço.

Eram poucas as que conseguiam, mas certamente, a Nestlé criou uma tendência em toda a confeitaria brasileira e até mesmo nas embalagens dos produtos alimentícios.

6. Hotéis Marriott

A rede de hotéis Marriott, em 2014, criou a sua própria agência interna de marketing para concentrar os esforços e divulgar cada uma das suas unidades ao redor do mundo.

O que poucas pessoas esperavam, e que se tornou um grande case do marketing de conteúdo para o turismo, foi a gravação de filmes e curtas-metragens que se passavam em algumas dessas instalações.

O curta mais emblemático é o Two Belmmen Three. A história de ação se passa no entorno do JW Marriot, em Seoul, na Coreia do Sul, justamente em uma época de ascensão meteórica do K-Pop e da cultura coreana no ocidente.

7. LEGO

O conceito do brinquedo LEGO, podemos afirmar que é básico. Trata-se de um kit de peças montáveis. Mas o que explica essa marca em específico ter se tornado um case com tantas outras parecidas no mercado?

O fato de ter investido em marketing de conteúdo, principalmente no storytelling. A empresa, atualmente, além dos tradicionais blocos, vende filmes, vídeo games, roupas e até mesmo um parque temático.

De fato, o canal da empresa no YouTube já conta com mais de 14 milhões de inscritos com milhões de visualizações mensais que colaboram com as vendas dos seus produtos físicos.

Cada kit lançado possui uma história associada ao canal, de modo que contribui para a experiência da criança como um todo.

Além, é claro, de um catálogo que funciona como um álbum para que o cliente saiba quais kits faltam para completar a sua coleção de um determinado tema.

Marketing de Conteúdo para gerar vendas

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para gerar vendas, porém, seu maior poder está em construir a imagem de uma marca.

Com a publicação de conteúdos consistentes, coerentes e criativos, o público passa a cultivar uma percepção mais positiva da sua marca.

Aqui na RedaWeb nós podemos ajudá-lo a produzir conteúdos profissionais que atendem as demandas dos seus clientes, geram valor e contribuem para a percepção que o mercado tem sobre o seu negócio.

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