Retrato de homem, proprietário de uma loja com tablet

O aumento das vendas é uma das principais metas de qualquer empresa, especialmente as varejistas, pois é por meio de um maior número de vendas que estes negócios podem obter lucro e, assim, manter suas atividades. O problema para grande parte dos varejistas é que poucos conseguem manter uma crescente de vendas ao longo de todo o ano.


Isso faz com que seja preciso que as empresas varejistas busquem alternativas para atrair mais pessoas e aumentar as suas vendas. Entre as muitas alternativas possíveis, uma das mais eficientes é o uso da tecnologia, algo cada vez mais acessível e que pode ser utilizado por varejistas de diferentes segmentos, regiões e independentemente do tamanho de suas empresas.


No entanto, é comum que muitos varejistas tenham dúvidas, incertezas ou até mesmo dificuldades com relação ao uso da tecnologia em seu dia a dia para o aumento de suas vendas. Grande parte disso pode ser por conta da falta de conhecimento da forma como a tecnologia pode ser empregada em suas estratégias comerciais.


Assim, é preciso que se tenha um conhecimento sobre os pontos no qual a tecnologia possa ser empregada, de modo que se saiba exatamente como este recurso pode contribuir para a otimização de seu trabalho e, consequentemente, mais vendas por parte de sua empresa.


Saiba como utilizar a tecnologia em diferentes pontos para aumentar as suas vendas


Para tornar ainda mais simples e fácil a utilização da tecnologia em uma empresa varejista e tornar possível o aumento de suas vendas, confira a seguir quais são as diferentes formas como recursos tecnológicos podem ser utilizados em sua rotina profissional:


- Maior divulgação de sua empresa


A divulgação de uma empresa ou marca é algo essencial para que se consiga fazer uma melhor captação de clientes, pois assim mais pessoas conhecerão esta empresa e poderão ter interesse em seus produtos. Para os varejistas, isso é ainda mais importante, pois faz com que o público saiba o que é oferecido por sua loja.


E é na divulgação que um dos primeiros usos da tecnologia pode ser indicado, pois atualmente a maior parte das pessoas passa muito tempo conectada à internet. Assim, divulgar sua empresa em redes sociais é uma das melhores maneiras de captar novos clientes por meio de uma boa divulgação.


Outro ponto positivo da divulgação de sua empresa por meio da tecnologia é que todo este processo pode ser feito diretamente de seu smartphone, pois é algo muito facilitado e que pode ser feito por qualquer pessoa conectada à internet.


- Segmentação de público


O uso da tecnologia oferece muitos benefícios aos varejistas que podem ser utilizados para que se tenha um aumento considerável de suas vendas. Entre estes benefícios está a possibilidade de segmentação de seu público, de maneira que se conheça ainda melhor as pessoas que compram em seu estabelecimento.


Isso é possível por conta do uso de ferramentas presentes nas principais plataformas de divulgação, como as redes sociais, por exemplo. Nestas plataformas é possível que se avalie as características de pessoas que demonstram interesse em seus produtos, como a média de idade, sexo, região, entre outras informações.


Com estes dados em mãos, é possível definir estratégias comerciais mais efetivas, que tenham maior impacto para o seu público-alvo especificamente. Desta forma, o investimento em campanhas de marketing e promoções poderá apresentar um retorno muito maior, que será observado no seu número de vendas.


- Envio de conteúdo relevante a seus clientes


Uma estratégia que tem demonstrado muita efetividade e contribuído para que empresas de muitos segmentos possam aumentar as suas vendas é o marketing de conteúdo. Ou seja, em vez de enviar apenas mensagens unicamente publicitárias a seus clientes, estas empresas enviam conteúdo informativo, que possa oferecer conhecimento a estes clientes.


Com estas informações os clientes passam a se sentir mais próximos da empresa, além de identificar maneiras que os produtos oferecidos podem lhe ajudar em seu dia a dia. Assim, a publicidade é feita de maneira muito mais efetiva, pois além de ressaltar a importância de seus produtos, oferece conteúdo relevante às pessoas.


O envio destes materiais é muito facilitado pelo uso da tecnologia, pois uma das principais formas de envio deste tipo de mensagem é por meio do e-mail marketing. Isso possibilita que se tenha, também, uma grande economia, pois não é preciso sequer gastar dinheiro com impressão de folders ou folhetos, por exemplo, o que ajuda principalmente empresas menores a otimizar o seu orçamento.


- Opções de pagamento facilitado


Para complementar as formas como a tecnologia pode ajudar o varejo a aumentar as suas vendas, estes recursos podem ser utilizados para que se ofereçam opções de pagamento facilitado aos clientes. Com isso, mesmo pessoas que não estejam em posse de dinheiro em espécie, ou de cartões, podem fazer as suas compras e gerar lucro a estes comerciantes.


Em especial, um tipo de pagamento por meio da tecnologia que ganha muita força a cada dia é o pagamento por meio da leitura de QR Code. Os códigos visuais são bastante seguros e fáceis de serem utilizados tanto por quem paga quanto por quem recebe.


Além disso, é uma ferramenta disponibilizada por muitas carteiras digitais, que permitem aos varejistas oferecer a opção de pagamento por QR Code a seus clientes sem que seja preciso sequer ter o trabalho de gerar esses códigos. 


Com relação à segurança, o pagamento com QR Code permite que se tenha o recebimento bastante rápido do dinheiro, além de manter todos os dados em sigilo por meio da criptografia.


Assim, por ser uma opção bastante fácil e atraente ao público, isso pode fazer ainda mais pessoas comprarem em seu estabelecimento, o que contribui para que você tenha um aumento rápido e significativo em suas vendas.


Agora que você sabe como a tecnologia pode contribuir de maneira direta para que haja um aumento das vendas no varejo, caso seja um profissional desta área, utilize este conhecimento e faça uso dos principais recursos tecnológicos disponíveis para ajudá-lo com o seu negócio.


Porém, lembre-se sempre de que para o sucesso de suas estratégias, é preciso que o conteúdo oferecido pela sua empresa aos clientes deve ter qualidade e informações pertinentes, pois isso é o que fará a imagem positiva de sua empresa ser construída.


Para garantir que o seu conteúdo seja o melhor possível para o seu público, especificamente, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564 e conheça os planos de conteúdo disponíveis, para escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades, de forma que a tecnologia seja ainda mais eficiente no aumento de suas vendas!