Blog Saiba quais são os piores erros no marketing digital e como fugir deles

Saiba quais são os piores erros no marketing digital e como fugir deles

empresária frustrada com o marketing digital

É comum que as empresas cometam equívocos no marketing digital e nem percebam. Elas reconhecem que algo está errado, mas têm dificuldades para identificar que a origem do problema possa estar na forma como se comunica.  


Muitas descobrem o erro no marketing digital somente quando a repercussão é negativa ou não conseguem o retorno esperado de campanhas de divulgação de produtos e serviços. Enquanto isso, a empresa continua deixando de lucrar. 


Se engana quem pensa que uma divulgação consiste apenas em fazer um post nas redes sociais e, em seguida, só esperar para colher os frutos do sucesso. 


Bom, se você for uma celebridade com milhões de seguidores, é provável que essa simples ação dê muito certo e resulte em visibilidade e dinheiro no bolso.  


Porém, se você ainda não alcançou esse status, confira este artigo até o final e saiba quais são os principais erros em marketing digital e como fugir deles. 


Boa leitura! 


Os 10 maiores equívocos em marketing digital


Confira uma relação sobre o que não fazer numa campanha de marketing digital. Veja como aumentar sua audiência e imagem positiva no mundo virtual. 


Não fazer um planejamento


Este pode ser considerado o principal erro, pois muitos dos problemas que acontecem poderiam ter sido evitados caso tivesse sido feito um planejamento. 


O marketing digital é formado por vários recursos e ações que devem funcionar como uma orquestra, numa harmonia que converge para a mesma finalidade.  


Para ter êxito, é essencial que a empresa elabore um projeto de marketing digital, pois pode avaliar diversos cenários e aumentar as chances de sucesso. 


Não avaliar a concorrência


É fundamental que seja feita uma análise da atuação dos concorrentes no mercado. O objetivo é verificar as ações bem-sucedidas ou fracassadas e, desta maneira, tirar lições e não cometer os mesmos equívocos que os rivais. 


Por meio dos dados obtidos, é possível conhecer os pontos vulneráveis dos adversários como, por exemplo, algum nicho que eles negligenciam. Assim, seu negócio pode atender esse público “esquecido” com ações específicas. 


Ou seja, a ideia de analisar a concorrência não consiste em fazer igual, mas sim verificar quais demandas ela deixa descoberta ou operações não tiveram êxito. Aprender com os erros alheios é uma virtude essencial para um negócio. 


Não definir o público-alvo


Esse erro pode custar caro para uma companhia. Imagine não conhecer o perfil de quem compra seus produtos e serviços. O que pode acontecer é você tentar vender “areia no deserto”, ou seja, mirar em quem não é seu potencial cliente. 


É obrigatório que, durante o planejamento, os gestores definam a persona foco da campanha de marketing digital. De posse dessas informações é possível pensar nos canais de divulgação e na linguagem que será utilizada no plano. 


Considere informações como idade, sexo, escolaridade, localização, hábitos de consumo e estado civil. Desta forma, o marketing pode ser muito mais assertivo, o que evita desperdício financeiro para ajustar as ações digitais. 


Menosprezar o caminho do cliente 


Esse equívoco consiste em não levar em consideração a jornada do consumidor. Essa falta de cuidado pode culminar com planos de marketing digital ineficazes, que apenas gastam dinheiro, porém, não obtém o retorno. 


  • Conhecimento – reconhece que tem um problema e procura a solução; 
  • Consideração – compreende seu problema e já pensa em alternativas; 
  • Decisão – escolhe a solução que julga ideal para seu problema.


Somente com esses três itens já é possível pensar em várias possibilidades de produtos e serviços. É possível ofertar conteúdo que atenda as demandas de cada etapa. Isso aumenta as chances de engajamento e retorno financeiro. 


Não ter um site que comporte o marketing digital


Esse é um dos equívocos mencionados no início deste texto, ou seja, aqueles que acontecem e não são percebidos pelos gestores, principalmente, por quem ainda é iniciante em planos de divulgação de empresas em ambientes virtuais. 


Somente postar propagandas não oferece garantia de retorno de repercussão, aumento de engajamento ou lucro no caixa. Quando o cliente clica no conteúdo, ele é direcionado a uma página em que, então, pode fazer a compra. 


Portanto, no momento da criação de um site, é fundamental que essa página que recebe o fluxo de potenciais clientes tenha a capacidade de suportar a demanda, além de oferecer facilidade de navegação para evitar desistências. 


Investir em diversas ferramentas simultaneamente 


Esse erro, literalmente, pode custar caro para a empresa, pois representa desperdício de dinheiro. Há gestores que resolvem apostar pesado numa divulgação em massa em diversos tipos de mídias e, depois, se decepcionam. 


Lembra da definição de público-alvo? O investimento depende do perfil da persona a quem a empresa quer direcionar seus produtos e serviços. Se seus clientes têm uma idade elevada, seria oportuno divulgar em mídias modernas?


Agora, caso sua persona seja um jovem entre 15 e 25 anos, será que o marketing digital deveria apostar no intervalo da novela ou em redes sociais? Não adianta nada investir se sua persona não vai ter acesso ao seu conteúdo. 


Desconsiderar o marketing de conteúdo


Esse recurso é primordial para aumentar a visibilidade de qualquer marca. Pense: com tantas empresas, por que o cliente compraria exatamente de você? É preciso ter um algo a mais que conquiste a confiança do público-alvo. 


O marketing de conteúdo define a empresa como especialista em determinado assunto e, assim, aumenta as oportunidades de vendas. Tenha um blog sempre atualizado com artigo relevantes e se mostre expert em seu segmento. 


Sua persona vai levar o nome da sua empresa na mente sempre que tiver dúvida sobre um determinado assunto. Com isso, a possibilidade de ele passar de leitor para consumidor torna-se bastante elevada. Seu caixa agradece. 


Ignorar a busca na origem


Entre os principais erros cometidos pelas companhias está a negligência com marketing de busca. Essa ferramenta deve ser parte essencial do planejamento de qualquer campanha na internet de divulgação de produtos e serviços. 


A definição adequada de palavras-chaves é importante para que seu site seja encontrado com facilidade nas primeiras posições do Google. Portanto, invista tempo e mão-de-obra em artigos e links patrocinados com potencial de visibilidade.


Cedo ou tarde, vai ser preciso investir nessa ferramenta, pois resulta em ótimos resultados em marketing digital. Caso não disponha deste recurso na fase de construção do site, a empresa terá que gastar para fazer uma readaptação. 


Agora você conhece os principais erros em marketing digital e como fugir deles. É possível que já tenha cometido pelo menos um sem perceber. Porém, não há mais desculpas. Anote as dicas e garanta o sucesso na sua divulgação.  


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