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O Facebook é a maior rede social do mundo, com cerca de 3 bilhões de usuários. No Brasil, há mais de 130 milhões de contas no Facebook, entre perfis sociais e páginas de relacionamento institucional, profissional e empresarial. Considerando que o Facebook é proprietário de outras plataformas muito populares, no Brasil, tais como o WhatsApp, Instagram e Messenger, o cenário é bastante favorável ao desenvolvimento de estratégias integradas dos negócios online. 


Afinal, o Facebook não é apenas um espaço de relacionamento social com familiares e amigos. A plataforma pode ser utilizada por empresas do e-commerce e por aquelas que possuem atendimento presencial, mas utilizam o Facebook para explorar outros nichos do mercado. 


Ao criar uma fanpage no Facebook a empresa terá um potente canal de comunicação com o público-alvo e ainda poderá ampliar o alcance por meio de anúncios gerados no Facebook Ads, com a opção de integrar a publicidade online ao WhatsApp, Instagram e Messenger.  


O Facebook Ads é uma plataforma que permite a criação e distribuição de mídias pagas, as quais podem ser exibidas ao público em geral ou segmentada conforme o perfil do cliente que a empresa deseja captar. Quem decide a configuração da campanha é o anunciante, ao criar o anúncio no Facebook Ads. 


5 motivos para fazer anúncios no Facebook Ads


1. Aumentar a visibilidade da empresa 


O Facebook é a rede social mais usada pelos brasileiros, portanto, ao investir em marketing digital, a empresa passa a ser vista com mais frequência por consumidores em potencial. Como o gerenciador de anúncios permite a realização de campanhas segmentadas, a empresa pode direcionar os anúncios da marca, produtos e serviços ao público-alvo do negócio. Quanto maior for a presença da marca no Facebook mais oportunidades para os negócios. 


2. Impulsionar as vendas e faturar mais 


Por meio do Facebook Ads, a empresa pode criar variados anúncios para atrair clientes em potencial e gerar oportunidades de vendas. Com base em estudo de comportamento e hábitos de consumo é possível determinar qual o melhor período do dia para a exibição dos anúncios, ou seja, a publicidade será apresentada quando o público-alvo da campanha estiver online.


3. Nutrir o relacionamento com os clientes 


O Facebook Ads pode ser utilizado em campanhas de remarketing, com a demonstração de links patrocinados e anúncios ao público que teve ou ainda mantém contato com a marca, mesmo que não possua histórico de compras. O remarketing funciona como um “lembrete” da marca, ofertas e promoções. 


4. Explorar outros nichos do mercado 


No Facebook Ads é possível configurar o perfil do público para o qual os anúncios serão exibidos. Sendo assim, a empresa que deseja expandir os negócios por meio do e-commerce, pode explorar mercados mais distantes da área de abrangência. Com infraestrutura logística e qualidade de atendimento, a empresa tem a chance de atrair consumidores em todas as regiões do Brasil e até no exterior. 


5. Otimizar a verba de marketing digital  


Se a maior parte do público-alvo do negócio estiver conectada ao Facebook, a empresa pode priorizar a verba de publicidade online para esta rede social.  Ao criar o anúncio no Facebook Ads, a empresa decide qual será o investimento diário e total da campanha. Mesmo com pouco dinheiro é possível fazer uma campanha de qualidade. Há empreendedores que investem R$ 10,00 por dia e conseguem resultados satisfatórios para os negócios. 


Ao selecionar o público-alvo e indicar o valor do investimento, a empresa receberá a informação sobre a quantidade de pessoas que serão alcançadas pelo anúncio. Dentro do prazo do anúncio, a empresa poderá acompanhar os resultados diários. É mais barato em comparação com a publicidade em mídias off-line. 


Como definir o orçamento de anúncios no Facebook Ads?


A flexibilidade do orçamento é uma das vantagens do Facebook Ads. De modo geral, as campanhas de publicidade online são baseadas no Custo por Clique (CPC), ou seja, o anunciante pagará o valor indicado, na configuração da campanha, por cada clique que o anúncio receber. Daí a importância de determinar o público-alvo que a empresa quer atrair, caso contrário, existe o risco de um anúncio receber muitos cliques, mas não gerar oportunidades de vendas. 


O CPC é indicado para campanhas cujos objetivos são gerar tráfego qualificado (público com perfil para se tornar cliente) para o site e/ou blog da empresa; download de aplicativos; venda de produtos e serviços e preenchimento de formulários. 


Outra opção é o Custo por Mil Visualizações (CPM). Neste caso, o valor do orçamento total é utilizado toda vez que o anúncio for exibido a mil pessoas do público-alvo indicado pela empresa. O CPM costuma ser usado em campanhas de reconhecimento da marca (branding) e remarketing, contudo, para atingir clientes em potencial é essencial segmentar o público-alvo do anúncio. 


Que tipo de anúncio é possível criar no Facebook Ads?


Outro ponto positivo do Facebook é a versatilidade de anúncios. Nesta plataforma, a empresa pode criar anúncios com elementos gráficos, fotografias e vídeos. 


Pode ser um anúncio simples com imagem ou vídeo; um carrossel de anúncios de vários produtos ou serviços; anúncios de coleções; localização do estabelecimento comercial e eventos. Seja qual for o formato, a qualidade do anúncio é imprescindível ao sucesso da campanha. 


Tudo depende dos recursos humanos e financeiros disponíveis para a elaboração de cada anúncio. O ideal é que o planejamento e execução da estratégia de anúncios no Facebook Ads sejam realizados por profissional qualificado e com experiência em marketing digital.   


3 dicas para anúncios no Facebook Ads


1. Qualidade e relevância do anúncio


O objetivo do anúncio no Facebook Ads é chamar a atenção do público-alvo e gerar a ação desejada pela empresa. Por isso, não adianta gastar dinheiro com um anúncio visualmente ruim e sem relevância para os clientes que a empresa quer atrair. Um anúncio de qualidade e relevante gera mais engajamento na rede social. 


2. Anúncio com proposta de valor 


O anúncio é mais atrativo quando oferece algo ao público-alvo. Exemplo: se a empresa deseja acelerar a venda de um produto, ela pode oferecer um cupom de desconto para quem clicar e confirmar a compra. 


3. Inclusão de CTA no anúncio 


No marketing digital, CTA significa call-to-action ou chamada para uma ação, tal como “clique aqui”. Se empresa deseja que o público faça o download de um aplicativo ou preencha um formulário ou aproveite uma oferta relâmpago, é necessário que o anúncio esteja conectado à página de destino.   


Potencialize seu negócio com o Facebooks Ads! Alcance o público-alvo e gere oportunidades de negócios, com rapidez e economia. É uma plataforma fácil de usar, com recursos que facilitam a aproximação e a comunicação entre a marca e os clientes em potencial. 


Para saber mais sobre marketing digital, acesse o site da RedaWeb ou ligue 0800 750 5564. O nosso time de especialistas em mídias sociais está preparado para prestar informações, esclarecer dúvidas e apresentar proposta personalizada para as demandas de sua empresa.