Blog O que é Accelerated Mobile Pages (AMP)?

O que é Accelerated Mobile Pages (AMP)?

homem e mulher planejando o  design do page pro celular

Estar presente na internet, com um site ou um blog é algo essencial para qualquer empresa atualmente, pois é por meio da internet que o seu público pode ser alcançado e conhecer melhor os seus produtos e serviços. No entanto, apenas estar na internet não é o suficiente, é preciso que se consiga oferecer uma boa navegação e um uso agradável de suas páginas aos visitantes.


Mais do que isso, é preciso compreender que a forma como as pessoas navegam na internet foi bastante modificada nos últimos anos. Atualmente, grande parte dos tráfegos de qualquer página na rede é originada por meio de aparelhos móveis, uma vez que os smartphones permitem que se navegue pela internet a qualquer momento e de todos os lugares.


Justamente por isso é que o Accelerated Mobile Pages, ou simplesmente AMP, é uma ferramenta essencial para o seu site hoje. Isso se dá porque torna a navegação por meio de aparelhos móveis é bastante otimizada com esse recurso, o que torna o seu site mais agradável aos visitantes que acessam a internet por meio de seus aparelhos celulares e smartphones.


O que é e como funciona o Accelerated Mobile Pages


O primeiro passo para que se consiga utilizar o Accelerated Mobile Pages em seu site e obter os benefícios que isso lhe permite é conhecer melhor esta ferramenta. 


De uma maneira simples, o Accelerated Mobile Pages é um framework, ou um conjunto de códigos que permite a adaptação de suas páginas para que tenham uma melhor visualização e um carregamento mais rápido em aparelhos móveis. Ou seja, é possível que alguns elementos de sua página sejam retirados para que se tenha uma navegação mais agradável em seu site a partir destes aparelhos.


Isso não significa que os elementos não poderão mais ser visualizados em sua página por meio de computadores, que segue com uma visualização e um carregamento inalterados. A diferença, a partir do uso do Accelerated Mobile Pages é que haverá esta adaptação para navegadores com origem em smartphones, de modo que o carregamento seja mais rápido e os visitantes tenham uma experiência otimizada.


Neste ponto, é importante se atentar ao fato de que, se o seu site possui muitas imagens e componentes pesados para o carregamento, que fazem com que demore mais a conseguir acessar a página, mas estes elementos são essenciais para suas informações, o uso do Accelerated Mobile Pages deve ser melhor avaliado.


Este cuidado deve ser tomado para que, na adaptação para a versão mobile, não se perca qualidade ou conteúdo, de forma que o seu visitante tenha a melhor experiência possível em suas páginas.


Com todas estas informações, é possível que algumas pessoas tenham receio quanto à forma como o Accelerated Mobile Pages pode ser implementado em suas páginas. A resposta para este receio pode ser ambígua, pois em algumas plataformas o Accelerated Mobile Pages já faz parte de suas configurações, de modo que seu uso seja ainda mais simples e facilitado.


Porém, por se tratar de códigos que modificarão a forma como os visitantes veem sua página a partir dos aparelhos móveis, o ideal é que se tenha sempre a ajuda de uma equipe de programação, ou de um programador contratado para a garantia de que esta ferramenta poderá realmente ajudar a melhorar os resultados de sua empresa na internet.


Os benefícios do Accelerated Mobile Pages


Não basta apenas saber o que é e como o Accelerated Mobile Pages pode ser utilizado, é preciso que se saiba, também, quais são os benefícios que esta ferramenta pode trazer para a sua empresa. Deste modo, você poderá avaliar de maneira ainda mais precisa a forma como este recurso otimiza seus resultados.


A seguir, confira quais são os maiores benefícios do uso do Accelerated Mobile Pages em suas páginas:


- Carregamento até 85% mais rápido


O carregamento mais rápido de suas páginas é o principal objetivo do Accelerated Mobile Pages, para que os visitantes que utilizam aparelhos móveis não percam o interesse em acessar seu conteúdo por conta da demora em ser carregado. Mas este objetivo é, também, um grande benefício, pois a melhoria pode ser muito significativa.


Para que se tenha uma comparação, um site que não utilize o Accelerated Mobile Pages e seja acessado por meio de um smartphone pode demorar até 85% mais do tempo para que seja completamente carregado. Esta demora é um dos principais motivos para que a página tenha uma maior taxa de rejeição e queda no número de acessos, uma vez que a grande maioria das pessoas que acessa a internet pelo smartphone deseja agilidade em sua navegação.


- Melhor posicionamento em resultados de pesquisas


Obter um bom posicionamento em resultados de busca nos sites de pesquisa, especialmente o Google, é um dos grandes objetivos de todas as empresas que possuem páginas na internet. E um dos parâmetros para o melhor posicionamento é o tempo de resposta de seu site, de modo que os sites mais rápidos sejam indicados de forma destacada aos internautas.


Assim, combinado com um uso de técnicas de SEO e outras estratégias, o Accelerated Mobile Pages permite que a sua página seja apontada entre as primeiras nos resultados de pesquisa referentes ao seu segmento. Isso contribui de forma muito direta para aumentar o seu alcance e beneficiar a sua captação de clientes.


- Aumento de sua taxa de conversões


Para complementar as vantagens e benefícios que o Accelerated Mobile Pages pode render a seu site, o aumento da taxa de conversão é outro ponto que deve ser destacado. Esta taxa de conversões indica o número de pessoas que, após conhecer a sua empresa e consumir seu conteúdo de forma regular, efetivamente se tornou seu cliente, com a compra de produtos e serviços.


Em um site mais rápido, com uma navegação facilitada e mais confortável a estas pessoas, a realização de todo este processo é muito mais simples, de modo que chegam ao momento de decisão de compra mais rapidamente e com grandes chances de adquirirem os produtos e serviços de sua empresa.


No entanto, é importante lembrar que não é apenas a velocidade de carregamento e a navegabilidade de seu site que fazem os seus resultados se tornarem melhores. É também  preciso que o seu conteúdo tenha uma boa qualidade e desperte o interesse destas pessoas em se aproximar de sua empresa.


Para garantir sempre o melhor conteúdo para o seu site, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564 e conheça os nossos planos de produção de conteúdo disponíveis, para que possa escolher aquele que melhor atende às suas necessidades!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
descubra-como-inovar-os-seus-anuncios-com-o-marketing-invisivel saiba-como-funciona-o-posicionamento-de-marketing-e-a-sua-importancia-para-o-branding editar-videos-pelo-celular-pode-ficar-mais-facil-com-esses-apps
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564