mulher no computador segurando uma lâmpada. Conceito de ideia e inspiração

O marketing é uma ferramenta essencial para todas as empresas e profissionais que desejam aumentar o número de suas vendas, pois é por meio deste tipo de ação que mais clientes podem ser captados. Entretanto, é preciso que se atente ao fato de que o marketing deve acompanhar a evolução e se adequar à realidade das pessoas, de modo que as campanhas realizadas há cinco ou dez anos não se adequem à realidade atual.


Em especial, a evolução deste tipo de atividade se deve ao marketing digital, ou seja, a realização de ações e campanhas por meio de veículos de mídia digitais, como sites, redes sociais, blogs, entre quaisquer outro neste segmento. Com a utilização mais frequente da internet no dia a dia de todas as pessoas, o marketing digital é a melhor maneira de atingir ao seu público-alvo.


Além desta facilidade de atingir ao seu público-alvo, o marketing digital possui muitas outras vantagens e benefícios, tais como um menor custo de produção e veiculação, resultado mais rápido, possibilidade de acompanhamento de suas métricas, entre muitas outras possibilidades. Desta forma, é natural que o marketing digital seja a principal alternativa para empresas e profissionais de todos os segmentos comerciais.


Cases de sucesso de marketing digital


Mais do que apenas saber que o marketing digital é uma ferramenta positiva para a sua empresa, é preciso que se analise as diferentes formas de aplicar este tipo de estratégia em seu trabalho de marketing. Para isso, uma boa opção é acompanhar alguns cases de sucesso de grandes empresas, para que se compreenda como empregaram o marketing digital e conseguiram resultados positivos.


Assim, confira a seguir alguns dos principais cases de sucesso de marketing digital, e conheça ainda melhor esta ramificação do trabalho de marketing de uma empresa:


Red Bull


Quando se trata de cases de sucesso de marketing digital, mencionar a Red Bull é algo praticamente obrigatório, uma vez que esta é uma das empresas que melhor utiliza este conceito a seu favor. Em especial, as redes sociais da Red Bull são bastante utilizadas para que possam atingir a seu público-alvo e ampliar o seu alcance, com um consequente aumento de suas vendas.


No caso da Red Bull, a estratégia de marketing digital é a venda de um estilo de vida a ser seguido por seus clientes, os quais passam a associar o energético com ações divertidas e desafiadoras. Para corroborar este estilo, as plataformas da empresa possuem uma grande variedade de vídeos e imagens da prática de esportes radicais, festas, baladas e outras ações que podem fazer com que o público remeta à marca.


Desta forma, o caso da Red Bull pode ser avaliado como a maneira que o marketing digital permite que você venda não apenas o seu produto, mas a sua ideia. Isso permitirá que diversas ações comuns para as pessoas façam com que se lembrem de sua marca, de modo que os seus produtos se fixem na mente dos consumidores.


Magazine Luiza


Outro exemplo de case de sucesso com o marketing digital e que não pode faltar em qualquer lista deste estilo é o Magazine Luiza. A empresa, que vende os mais variados tipos de produtos, é uma das que mais soube se adaptar ao uso mais frequente da internet por parte dos consumidores, e utilizou isso para se aproximar de seus clientes.


Uma das maneiras encontradas para isso foi a criação de um personagem animado, chamado apenas de Lu, que é a figura representante da empresa na internet. Isso fez com que a empresa passasse a contar com um rosto em suas redes sociais, de modo que os seguidores encontraram neste avatar uma semelhante, e abriu uma porta muito grande para a aceitação dos conteúdos da marca.


A prova do sucesso deste tipo de marketing digital de aproximação com o público utilizado pelo Magazine Luiza pode ser vista nos seus números, uma vez que a loja virtual da empresa já figura entre as dez mais importantes do Brasil, com mais vendas do que muitas empresas do ramo que não utilizam o marketing digital de forma tão presente.


Além disso, o sucesso da implementação da personagem Lu é tão grande que diversas empresas passaram a investir em estratégias semelhantes. Hoje, muitas empresas dos mais diferentes segmentos possuem personagens animados como "responsáveis" pelo atendimento digital, para que o público sinta uma aproximação com estes rostos.


Gucci


A grife italiana Gucci é outro exemplo de case positivo de sucesso com o marketing digital. Neste caso, o objetivo da empresa era se aproximar de um público mais jovem, de modo que passassem a conhecer melhor a marca e seus produtos.


Para isso, a empresa apostou no uso de redes sociais e memes, como são conhecidas as publicações cômicas dentro destas plataformas. Diversas postagens foram feitas com a imitação de memes famosos, nos quais foram incluídos itens da marca, de modo que os usuários da rede passaram a visualizar este conteúdo com mais facilidade.


Algumas destas publicações chegaram a mais de dois milhões de curtidas e comentários, o que ajuda a compreender ainda melhor o sucesso deste tipo de ação da empresa italiana. Com isso, é possível observar que o marketing digital permitiu que a empresa se aproximasse de um público com o qual estava distante há algum tempo, o que ajuda a reaproximar esta parcela de público e ampliar suas vendas.


No entanto, é preciso que se observe, também, que a empresa utilizou um hotsite para acompanhar esta campanha, de modo que mais conteúdo pudesse ser oferecido às pessoas que desejaram saber mais sobre a marca. Assim, o marketing digital foi muito bem utilizado pela empresa, de modo que seus objetivos puderam ser atingidos com maior facilidade.


Agora que você conhece um pouco melhor o marketing digital e sabe mais sobre alguns dos mais importantes cases de sucesso desta ferramenta, avalie o uso deste tipo de marketing nas ações de sua empresa. Os resultados poderão ser muito melhores em pouco tempo, e sem que você precise gastar muito dinheiro para isso.


Porém, lembre-se sempre de que para um bom marketing digital, é preciso que você tenha sites e páginas em redes sociais com um bom conteúdo, de forma que as pessoas se sintam ainda mais atraídas e passem a desejar acompanhar suas publicações. 


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