mulher olhando para o computador

O uso de palavras-chave em uma publicação é algo praticamente obrigatório para empresas e profissionais que desejem obter um melhor resultado com este tipo de estratégia de marketing, uma vez que este é um fator determinante para atrair mais visitantes a seu conteúdo.


Isso acontece porque, de acordo com a utilização das palavras-chave, é possível obter um melhor posicionamento em resultados de busca na internet, como no Google, por exemplo. Assim, publicações com palavras-chave mais efetivas tendem a ficar entre os links mais próximos do topo nos resultados de pesquisa, o que leva a um maior número de visitantes em sua página.


O que algumas pessoas ainda podem não saber, ou ter algumas dúvidas quanto  ao uso, é no que diz respeito às palavras-chave long tail, ou palavras-chave de cauda longa. Diferentemente de palavras simples, estas são compostas por uma expressão mais completa, que diferencia o seu conteúdo em relação àqueles que não fazem uso desta ferramenta.


Desta maneira, a long tail pode proporcionar que se tenha um resultado de posicionamento muito melhor em casos nos quais haja uma procura mais detalhada por parte de quem busca por assuntos relacionados a seu conteúdo. Isso, porém, não diminui o resultado em pesquisas mais simples, mas faz com que se tenham maiores chances de gerar visitas mais numerosas em seu site.


Para que se tenha uma visualização ainda melhor a respeito do que é a long tail, ela pode ser definida como uma frase, ou uma expressão que detalhe o assunto ao qual uma pessoa possa se interessar. Um exemplo de long tail é uma expressão como “ração para cachorros adultos”, a qual se diferencia de um conteúdo que tenha apenas a palavra ração como palavra-chave, de forma que seu conteúdo seja mais indicado para quem busque por esta expressão completa.


Conheça as maiores vantagens do uso de long tail em seu conteúdo


Agora que você conhece um pouco melhor o que é uma long tail, bem como o principal objetivo deste tipo de estratégia em seu conteúdo, é importante que se conheça, também, as vantagens que isso pode trazer para você e sua empresa. Isso permite que se saiba como e quando utilizar esta estratégia em diferentes ocasiões, de acordo com o objetivo de sua publicação.


Assim, confira a seguir quais são as maiores vantagens de optar pelo uso de long tail em seu conteúdo:


Crescimento orgânico de seu posicionamento em sites de busca


O crescimento orgânico entre os resultados de busca em assuntos relacionados a seu conteúdo é algo que todo profissional deseja, pois isso significa que há uma identificação de maior relevância em seu conteúdo. Isso faz os resultados serem ainda melhores do que posicionamentos resultantes de pagamento para que seu link seja visualizado por mais pessoas.


Além disso, o crescimento orgânico faz com que seu conteúdo seja mantido entre os melhores posicionados de forma mais duradoura, o que também contribui para que se tenha mais visitantes em sua página por um maior intervalo de tempo, como dias, semanas ou até mesmo meses com visualizações de um mesmo material.


Desta maneira, a utilização de long tail em seu conteúdo é algo que faz com que se tenham resultados em longo prazo, o que torna esta estratégia ainda mais positiva para quem busca se firmar como referência em seu segmento, como empresas em fase de expansão e crescimento, por exemplo.


Otimização de sua taxa de conversão


Uma das maiores vantagens da utilização de long tail em seus conteúdos é a possibilidade de uma rápida otimização de sua taxa de conversão. Isso porque, em geral, as pessoas que clicam em seu conteúdo por meio de uma pesquisa mais completa, e se identificam com o assunto, tendem a fazer compras em sua página, uma vez que encontram algo mais próximo daquilo que procuram.


Isso faz com que esta seja uma das estratégias de marketing mais efetivas dentre todas as utilizadas atualmente, pois a taxa de conversão é uma das métricas mais importantes dentre todas aquelas que podem ser verificadas por uma empresa. Por conta disso, a otimização desta taxa e algo muito benéfico a profissionais e empresas de todos os segmentos.


Além disso, a otimização da taxa de conversão por meio do uso de long tail em seu conteúdo é algo que proporciona um excelente custo-benefício, pois é uma técnica relativamente simples, com custo baixo e que pode render um retorno muito grande por meio do aumento de vendas.


Aumento de autoridade de sua marca em nichos específicos


O uso de long tail em seus conteúdos também possui outra vantagem que pode fazer com que se tenha ainda mais importância para este tipo de estratégia, que é a possibilidade de construção de autoridade de sua empresa e de sua marca em nichos de seu interesse.


Ou seja, com o uso desta estratégia e com mais pessoas interessadas em seu conteúdo, este nicho de pessoas passa a considerar a sua marca como uma autoridade no assunto referente a seus produtos e serviços. Isso possui uma ligação direta com o aumento de vendas, pois é parte da construção de sua reputação profissional.


Porém, para que isso se torne realidade é preciso que o uso de long tail seja algo frequente em seus conteúdos, e que mantenha a mesma regularidade, além, obviamente, da qualidade destas publicações, para que esta autoridade possa ser algo verdadeiro.


Assim, embora seja uma vantagem muito clara deste tipo de estratégia de marketing, não é algo que vá acontecer apenas com uma ou duas publicações que façam uso deste tipo de palavra-chave. Diferentemente, é o resultado de um trabalho bem realizado, com planejamento e cuidado para que não se perca qualidade e interesse por parte do público após as primeiras publicações.


Agora que você conhece melhor o que é a long tail, bem como as principais vantagens deste tipo de estratégia, considere começar a utilizar estas palavras-chave em seus conteúdos e tenha resultados muito melhores de acordo com as suas pretensões profissionais e com o crescimento de sua empresa no seu segmento comercial.


Além disso, lembre-se sempre de que, independentemente de qual seja a estratégia escolhida, é fundamental que todos os seus conteúdos sejam muito bem elaborados, escritos corretamente e tenham a qualidade necessária para prender a atenção e despertar o interesse de seu público.


Para garantir que seus conteúdos tenham todas estas qualidades, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564 e conheça todos os nossos planos de produção de conteúdo, para escolher aquele que melhor se adequa às suas estratégias comerciais e as necessidades de sua empresa!