Blog Dicas para fazer sucesso com a conta do Twitter da sua empresa

Dicas para fazer sucesso com a conta do Twitter da sua empresa

Dicas para fazer sucesso com a conta do Twitter da sua empresa

Independentemente do segmento em que uma empresa atua, uma coisa é certa nos dias atuais: estar presente nas redes sociais é a melhor maneira de chegar até os clientes e, mais do que isso, de manter uma boa relação de proximidade e confiança com eles.

Entre as inúmeras redes sociais existentes, o Twitter continua sendo uma poderosa ferramenta de marketing. O melhor de tudo é que, muitas vezes, ele é mais fácil de manipular do que outras plataformas, o que pode ser uma grande vantagem para qualquer empresa.

Ficou interessado no assunto e quer saber como fazer sucesso com a conta do Twitter da sua empresa? Se a resposta é sim, continue lendo esse post e descubra como essa ferramenta pode ser a ponte entre você e seus clientes e como isso pode ser mais fácil do que você imagina. Confira!

Afinal, o que é o Twitter?


Criado em 2006 nos EUA, o Twitter é uma das primeiras redes sociais de alcance mundial. O nome remete ao verbo em inglês que significa “gorjear”. Junto à imagem do passarinho azul, o conjunto sugere que os usuários da plataforma estão “piando” no mundo virtual.

A ideia original por trás da plataforma, e que continua diferenciando-a em relação às demais, é a interação entre os usuários por meio dos famosos “tweets”, que nada mais são do que postagens curtas de até 140 caracteres. Tanto é que a rede muitas vezes é chamada de “SMS da Internet”.

Quanto às outras funcionalidades, o Twitter não se diferencia muito de outras redes. Ou seja, é um espaço virtual onde se pode seguir pessoas físicas e empresas e, desse modo, acompanhar o que elas estão fazendo e postando diariamente.

Por que usar o Twitter na sua empresa?


Agora que você conhece um pouco mais sobre essa importante rede social, fica mais fácil entender porque ela pode ser usada como uma poderosa ferramenta de marketing e relacionamento com seus clientes.

Aliás, muitos profissionais de marketing se perguntam se ainda vale a pena usar o Twitter nas suas estratégias. Esse tópico foi feito especialmente para te mostrar que, sim, a rede de 140 caracteres continua sendo uma excelente opção para qualquer empresa que deseja se aproximar mais de seus clientes. Isso porque o Twitter tem algumas vantagens que outras plataformas não têm.

Em primeiro lugar, por conta do número de pessoas presentes na plataforma. De acordo com um relatório do próprio Twitter, a rede social conta com quase 230 milhões de usuários ativos atualmente. Por isso, ter um perfil empresarial na plataforma significa abranger um público bastante considerável.

Além disso, a resposta e o engajamento dos usuários no Twitter são mais rápidos do que em outras redes. Mas é claro que a empresa precisa saber como aproveitar todo esse potencial, e é o que nós te mostraremos no próximo tópico.

Por fim, vale destacar as hashtags, popularizadas pelo símbolo #. Para se ter uma ideia do alcance e da importância dessa ferramenta, algumas notícias costumam vazar e viralizar primeiro como uma hashtag no Twitter antes de sair em outras redes e sites. Mais do que isso, as hashtags mais usadas pelos usuários entram para o chamado Trending Topics, alcançando ainda mais pessoas.

4 dicas para fazer sucesso com a conta do Twitter da sua empresa


Finalmente, depois de falarmos sobre o Twitter e sobre as vantagens de usar essa rede social na sua empresa, chegou o momento de mostrarmos a você 4 dicas valiosíssimas de como é possível fazer sucesso com a conta da sua empresa nessa plataforma.

Antes de qualquer coisa, vale esclarecer que não basta criar uma conta na plataforma e esperar que os clientes venham até você, pois isso dificilmente irá ocorrer. O principal segredo por trás do sucesso nas redes sociais, incluindo o Twitter, é a criação de conteúdos relevantes que sejam capazes de atrair seguidores para a página.

Tendo isso em mente, vamos às dicas:

  1. Crie uma identidade visual para a sua empresa


Assim como a fachada de uma loja, a identidade visual da conta é muito importante. Por exemplo, o logo da empresa funciona perfeitamente para a imagem do perfil e a capa. Você também pode criar um banner especialmente para isso.

Outros pontos importantes são:

• Nome de exibição da empresa – até 50 caracteres;
• @ da empresa, ou seja, a forma como os usuários irão te encontrar – até 15 caracteres;
• Bio, com todas as informações relevantes sobre a empresa, incluindo o link do website – até 160 caracteres;
• Post fixo, com outras informações, como redes sociais e promoções.

  1. Escolha os melhores horários para fazer suas postagens


Os melhores horários para que as postagens da sua empresa alcancem mais pessoas são, em média, entre 13h e 15h, de segunda a quinta-feira.

Entretanto, vale frisar que não existe uma regra e que a melhor forma de descobrir isso é testando no dia a dia. Para isso, experimente postar o mesmo conteúdo em horários diferentes, incluindo os que foram citados. Desse modo, você poderá visualizar melhor o engajamento dos seus seguidores e decidir o que é melhor para a sua empresa.

  1. Planeje os tipos de postagens que serão feitas


Como o Twitter limita o tamanho das publicações em 140 caracteres, é importante dedicar um tempo ao planejamento das postagens nessa plataforma. Por ser mais rápida e leve, a rede se torna quase uma conversa informal entre empresa e cliente, e é aí que você deve pensar como quer ser vista, seja pelo uso de memes, gírias e expressões ou por conteúdos mais formais que dialoguem com os seguidores.

Além disso, diferente de outras plataformas, o Twitter exige uma quantidade maior de posts diários, o que também requer planejamento. Em média, o ideal é entregar 14 posts por dia durante a semana e sete nos finais de semana. Novamente, faça o teste para descobrir o que é melhor para a sua empresa.


  1. Interaja com os seguidores


A última dica, não menos importante, é não perder oportunidades de conversar diretamente com seus seguidores. Isso mostra que a sua empresa é ativa no Twitter e que se importa com os anseios e reclamações dos clientes. Mais uma vez, o que ajuda é o teste. Vale usar e abusar de imagens, gifs, memes, vídeos curtos e o que mais for preciso para garantir um bom relacionamento com seus seguidores.

Usar o Twitter é muito mais fácil do que você pensa. Tenha em mente que só de dominar as ferramentas básicas dessa plataforma você já poderá ter sucesso com a conta do Twitter da sua empresa. Então não perca tempo e mãos à obra!

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