Blog Como escrever o texto "Quem Somos / Sobre Nós" do seu site

Como escrever o texto "Quem Somos / Sobre Nós" do seu site

homem pensativo em frente ao computador

Qualquer empresa que decida entrar no mercado, independente do nicho, precisa fortalecer a sua presença no ambiente digital. Oferecer produtos e serviços, bem como conseguir crescer rapidamente é algo que depende das estratégias empregadas em espaços como redes sociais e sites. 


Apesar da importância que os sites possuem para o Marketing Digital, muitos negócios ainda não sabem como começar a criação ou como se apresentar para o público. Assim, o presente artigo visa esclarecer alguns pontos e ressaltar a importância do texto “Quem Somos” no site de uma empresa. 


Para saber mais sobre e aprender a produzir um conteúdo que esteja alinhado com as suas necessidades e com o mercado atual, basta continuar a leitura!


Como apresentar sua loja virtual?


Embora muitas empresas já tenham compreendido a importância das redes sociais para as suas estratégias de Marketing Digital, por vezes, os sites se fazem ausentes do seu planejamento. Em geral, sob a alegação de que eles geram menos vendas. 


Entretanto, não se pode comparar estes aspectos visto que são dois formatos distintos de conteúdo e que têm objetivos diferentes. Logo, as estratégias precisam ser pensadas separadamente. 


Assim, um site é o espaço que serve para centralizar informações a respeito do negócio. Ele consegue ajudar na construção de autoridade e de ampliar o alcance da marca. Para isso, entretanto, é preciso investir em uma boa apresentação. 


Em geral, essa apresentação é feita na seção chamada de “Quem Somos” ou “Sobre Nós”. Ela precisa contar com as principais informações a respeito da empresa e é fundamental para construção de um bom relacionamento com os consumidores. 


A página em questão pode ser compreendida como institucional e tem como objetivo funcionar como uma representação da marca no mercado. Diante disso, é preciso que ela seja criada com foco em proporcionar alguns entendimentos para o leitor.


Desse modo, questões como a cultura da marca e o nicho de mercado devem ser explicitados no texto. Além disso, é preciso priorizar os seguintes aspectos: 


  • O que a empresa faz?
  • Quais são os seus valores, missões e visões?
  • Como foi a sua trajetória até o momento atual?
  • O que diferencia a empresa das demais o mesmo segmento?
  • Quais são os seus objetivos?


Tudo isso ajuda a despertar conexão com o público. Porém, para que este objetivo seja atingido, primeiramente, é preciso ter um conhecimento mais aprofundado a respeito dos clientes e da forma ideal para se comunicar com eles.


Assim como qualquer conteúdo produzido para a internet atualmente, a apresentação de um empreendimento precisa contar com recursos dinâmicos e atrativos, que sejam capazes de prender a atenção dos consumidores e fazer com que eles queiram estabelecer uma relação com a marca. 


Está montando seu site? Saiba o que está faltando




Muitas dúvidas podem surgir no processo de montagem de um site. Portanto, é interessante pesquisar o que ele precisa ter para ser considerado completo e atrativo para os consumidores. 


Além de um bom texto de apresentação, um e-commerce precisa seguir um bom planejamento para funcionar bem e isso passa por algumas definições importantes, listadas a seguir:


  • Qual é o seu nicho de mercado?
  • O que você pretende vender?
  • Para quem você pretende vender?
  • Como você pretende vender?
  • Como a empresa funcionará em termos de logística?
  • Como os resultados serão mensurados? 

A partir dessas definições será possível traçar estratégias de Marketing Digital assertivas e também pensar os conteúdos que serão compartilhados no site, visto que eles precisam atender às necessidades dos consumidores para ser efetivos. 


Portanto, uma vez que tudo está planejado e as questões de ordem prática, como o registro do domínio, foram devidamente resolvidas, é chegado o momento de pensar a respeito das seções do site e do conteúdo de cada uma delas.


Assim, uma ferramenta fundamental é o blog, no qual os conteúdos de valor da estratégia de Marketing Digital serão compartilhados. Eles serão responsáveis por despertar o interesse do público para os produtos ou serviços vendidos. 


Para além dessas questões, um bom site também precisa investir em estratégias de SEO. Ou seja, ser otimizado para os mecanismos de busca. Isso aumentará a captação de leads, visto que vai gerar tráfego orgânico e qualificado. 


Por fim, vale destacar a importância da responsividade e da otimização para smartphones. 


Sobre o primeiro aspecto, vale ressaltar que ele é fundamental para que os usuários tenham uma boa experiência de compra. O segundo, por sua vez, garante mais tráfego, visto que boa parte dos acessos a websites atualmente parte de dispositivos móveis.  


Isso também dialoga com a questão de responsividade, visto que um template pensado exclusivamente para estes fins ajuda o site a ser encontrado nos mecanismos de pesquisa e torna a navegação mais rápida.


Como fazer o "Quem Somos"?


Para elaborar o “Quem Somos”, é preciso responder às perguntas destacadas anteriormente. Algumas empresas ignoram esta seção dos seus sites e acabam perdendo a oportunidade de ter uma apresentação completa e que desperte conexão. 


Muitas vezes este comportamento é justificado com base no hábito de leitura dos consumidores. Porém, embora uma porcentagem significativa realmente não leia o conteúdo na sua totalidade, muitos consumidores acabam passando o olho. 


Desse modo, um texto descuidado pode acabar transmitindo a impressão de uma empresa pouco confiável. Assim, é preciso certificar-se de que as informações presentes no texto do “Quem Somos” são relevantes e úteis. 


O segredo para fazer isso é descrever a empresa com objetividade e clareza. Além disso, é interessante procurar acrescentar à apresentação as suas principais qualidades e diferenciais de mercado. 


Outro aspecto que contribui para a construção de uma relação de confiança é expor as experiências mais importantes da trajetória empresarial. Uma forma eficaz é incluir depoimentos de clientes que já fizeram negócios e retornaram feedbacks positivos. 


Também é importante ressaltar que a missão, os valores e as visões da empresa devem ser colocados de forma clara. Como estes aspectos podem gerar confusão em algumas pessoas, eles serão devidamente explicados a seguir: 


  • Missão  descreve a razão para a existência da empresa. Ela é mutável e pode ser ajustada conforme o tempo passa; 
  • Valores  tudo aquilo que é inegociável para a empresa deve ser enquadrado em valores. Assim, seja claro quanto aos comportamentos desejados e aqueles que não são tolerados. Também procure destacar onde a empresa deseja chegar com a sua postura no mercado;
  • Visão  como o nome sugere, a visão fala sobre o futuro e deve ressaltar como a empresa vê em alguns anos. 


É importante destacar que o texto do “Quem Somos” não precisa ser algo fixo. Conforme novos objetivos forem traçados e os antigos atingidos, ele pode ser atualizado com informações que reflitam melhor o momento atual da empresa. 


A importância da sua empresa ter o "Quem Somos / Sobre Nós"




O “Quem Somos” é extremamente importante para que os consumidores saibam com quem estão fazendo negócios. De acordo com os especialistas em Marketing Digital, o novo modelo de consumidor, chamado de 4.0, valoriza bastante essas questões. 


Assim, muito além de ter as suas necessidades satisfeitas pelos produtos e serviços de uma empresa, os consumidores da atualidade precisam sentir que os seus posicionamentos estão alinhados com os dos negócios. 


Então, ter uma seção dedicada à apresentação no site pode ajudar a aproximar pessoas que estejam alinhadas com as visões, missões e valores da empresa, garantindo leads qualificados e que podem se tornar consumidores a longo prazo. 


É difícil escrever e desenvolver esses textos?


O desenvolvimento dos textos contidos no “Quem Somos” pode parecer complexo para algumas pessoas, mas existem algumas estratégias capazes de simplificar o processo. Assim, elas serão comentadas em maiores detalhes a seguir. 


Faça perguntas ao leitor


Uma ótima forma de estabelecer conexão com o leitor é fazer perguntas ao longo do texto. Posteriormente, é possível descrever um sentimento que seja universal e ajude a aproximá-lo do texto, garantindo que ele leia até o final.


Essa estratégia se mostra efetiva devido à possibilidade de criar loops. Eles podem ser compreendidos como portas de curiosidade. Assim, sempre que uma é aberta, somente a resposta para aquele questionamento é capaz de fechá-la.


Logo, o leitor precisa da informação completa para se sentir satisfeito e a sua atenção é retida, o que aumenta as chances de que ele se interesse pelos produtos ou serviços de uma empresa. 


Crie um mistério instigante 


A curiosidade é uma característica intrínseca aos seres humanos. Desse modo, começar o texto criando um mistério, especialmente através de uma história interessante, é uma boa ferramenta para aguçar a curiosidade e fazer com que o leitor espere pelo desfecho.


Usar este tipo de recurso no texto de “Quem Somos” é bastante versátil. Por exemplo, é possível começar contanto um pouco do que motivou a criação da empresa e de como as adversidades foram superadas ao longo do caminho para que ela se tornasse o que é hoje. 


Use citações criativas 


Começar um texto de “Quem Somos” com uma citação é interessante. Isso acontece porque elas são capazes de reunir conceitos em trechos pequenos e representam palavras poderosas. 


Além disso, quando são atribuídas a pessoas conhecidas, conferem autoridade ao que está sendo falado. Logo, iniciar o texto desta seção do site com uma citação inspiradora e que se relacione com a trajetória da empresa é um meio de atrair a atenção dos leitores. 


Dicas para escrever o “Quem Somos” no site


Diante dos fatos destacados, é possível perceber que “Quem Somos” é um texto muito importante para qualquer empresa. Por contar com informações necessárias para conhecer um pouco mais da equipe e da história, precisa ser bem construído e desenvolvido de forma informativa.


Algumas dicas podem favorecer a elaboração de um bom texto do “Quem Somos” e destacar a sua empresa, mostrando aos potenciais clientes quais são as suas qualificações, os prêmios conquistados, a história por trás da fundação e outras informações. 


Esse texto também garantirá a possibilidade de que a empresa possa dar ênfase nos seus colaboradores, destacando as suas habilidades dentro do negócio. Portanto, precisa ser elaborado com cuidado para que essas informações cheguem de forma positiva ao cliente. 


O primeiro passo para desenvolver um bom texto no “Quem Somos” é criar um destaque que chame a atenção do potencial cliente para o que será descrito adiante. Dessa forma, é preciso fisgar a atenção destes através de algum conteúdo de valor e que prenda a sua atenção. 


Por este ser considerado um primeiro contato da empresa com o cliente, é importante que ele se sinta interessado para além do que está sendo fornecido, como os produtos e serviços da empresa. Ele também precisa se interessar por quem está por trás de tudo isso e por quais são seus posicionamentos e qualificações. 


Então, foque primeiramente nessa porta de entrada que fará com que o leitor do “Quem Somos” permaneça na página e se interesse pelo restante do conteúdo desenvolvido. 


Ideias de conteúdo para a sua página "Quem Somos"




Alguns conteúdos específicos podem tornar a sua página do “Quem Somos” muito mais atrativa e incentivar a leitura completa do texto. É importante que essa página seja escrita de forma clara e usando de uma comunicação fácil de ser entendida. 


Além disso, use informações de valor para descrever a sua empresa. Aproveite para entrar em detalhes a respeito da história, dê destaque ao que faz com que o negócio seja diferenciado e, portanto, motivo o suficiente para despertar interesse do cliente.


Entre as informações destacadas, faça questão de mostrar detalhes como o tempo de permanência no mercado, a experiência dos profissionais da empresa, as áreas de atuação do negócio e também os serviços diferenciados que podem ser oferecidos. 


Ao longo desses detalhes, ressalte as qualidades da empresa e reforce os motivos pelos quais o seu produto ou serviço deve ser levado em consideração pelo cliente. É importante passar credibilidade para o consumidor, de modo que ele construa uma relação de confiança a partir desse primeiro contato. 


Manter todas essas informações atualizadas constantemente também é um ponto muito importante. Afinal, os novos clientes podem se guiar por algo escrito no “Quem Somos” que não faz mais parte da realidade da empresa. É importante dar uma atenção maior a este aspecto conforme a rotina do negócio passar por alterações. 


Uma forma de incentivar a curiosidade do potencial cliente para que permaneça lendo o conteúdo de sua página “Quem Somos” é transformá-la em algo criativo e que provoque a curiosidade do leitor. 


Para isso, estabeleça um diálogo com o leitor que reforce a postura da empresa, bem como o desejo de investir e de crescer, de forma que os clientes se sintam satisfeitos com o que está sendo oferecido a eles. 


Outras formas de despertar a curiosidade do leitor é destacar que a empresa possui uma postura naturalmente curiosa, mostrando que ela está sempre em busca de melhorar, crescer e entender outros meios de se posicionar no mercado.


Os conteúdos usados no “Quem Somos” também podem fazer uso de alguns outros detalhes diferenciados que tenham a ver com a empresa, como frases transmitam algum tipo de autoridade e afirmação. 


Exemplos de páginas “sobre” para você se inspirar


Para ajudar a criar uma página “Quem Somos” de destaque, alguns modelos e formatos podem facilitar o processo e incentivar a sua criatividade para desenvolver o seu próprio conteúdo. Lembre-se de estar de acordo com os produtos ofertados e com o posicionamento que a empresa deseja assumir no mercado.


Affero Lab 


O conteúdo criado para a página “Quem Somos” da Affero Lab se mostra diferenciado logo de cara. Isso acontece porque ao invés de adotar o nome comum, ele foi adaptado e a marca optou por chamar de Filosofia


E não é só isso que destaca a página: foram adotadas imagens que dão maior destaque para a área de vidro e as suas cores vivas, que acompanham legendas criativas e reforçam alguns aspectos específicos da empresa, como o seu propósito e a história por trás da criação da marca. 


Esse é um modelo diferente de “Quem Somos” que pode ser adotado, trazendo mais personalidade para o negócio e também deixando claros os seus detalhes particulares. O uso de recursos visuais, como as imagens, ajuda a absorver o conteúdo de uma forma bastante particular e única. 


Portanto, essa é uma maneira muito criativa e conta com um apelo visual intenso, que funciona muito bem com o público atual na internet, uma vez que ele costuma ser mais ligado a conteúdos que contem com imagens e vídeos.


Fundação AIESEC

Já o modelo adotado pela Fundação AISEC para desenvolver o “Quem Somos” do seu site conta com outra forma de falar a respeito dos detalhes particulares da fundação e da sua história. Para isso, a página utiliza não somente com recursos visuais, mas também textos informativos.


O desenvolvimento da página “Quem Somos” traz em detalhes a história da fundação em forma de linha do tempo. Dessa forma, a leitura se torna muito mais fluída. Além, é claro, do uso dos recursos visuais quem também ajudam a prender a atenção do leitor.


Aliv

Outro exemplo para se inspirar e trazer novas ideias para o desenvolvimento da sua página “Quem Somos” é da marca de cosméticos Aliv. A ideia adotada traz um tom mais pessoal, que pode se conectar facilmente com o leitor. 


A página usa uma narrativa em primeira pessoa, contando a história da empresa desde o primeiro momento até a sua fase atual, ao mesmo tempo em que isso se encontra com a história pessoal da idealizadora da marca. 


Essa é uma excelente forma de incentivar a curiosidade do leitor para conhecer mais a respeito da empresa e dos seus propósitos e visões. Além disso, esse modo de escrever o “Quem Somos” acaba transformando a relação dos clientes e potenciais interessados nos produtos em algo muito mais próximo. 


Dicas infalíveis para escrever o Quem Somos do site da sua empresa


Para desenvolver um bom texto para o “Quem Somos” da sua empresa, é importante encontrar o caminho e a forma que ela deseja se firmar perante ao público-alvo dos produtos e serviços oferecidos.


Portanto, é necessário encontrar a voz da sua marca, construindo cuidadosamente a maneira como deseja se comunicar diretamente com clientes. Os exemplos citados como modelos para criar a página “Quem Somos” mostram claramente esse aspecto. 


Então, se você deseja se mostrar mais próximo dos seus clientes, quase de uma forma pessoal, é importante expor a história do negócio de uma maneira que ela se conecte com a sua. Além disso, também é necessário achar o tom correto para essa comunicação aproximada. 


É importante que essa voz da marca esteja de acordo com o público que ela deseja atingir. A mensagem desenvolvida no “Quem Somos” precisa ir de encontro a isso para ser efetiva. 


Portanto, é importante identificar se recursos visuais e outras formas de construir o “Quem Somos” surtirão efeito nas pessoas que poderiam se interessar pela merca, de forma que elas se sintam atraídas o suficiente para consumir o conteúdo produzido.


O uso de imagens para construir uma comunicação pode ser muito importante. Inclusive, uma boa forma de se conectar e mostrar para os seus clientes quem são as pessoas responsáveis por fornecer os produtos e serviços é mantendo uma foto da equipe nessa área. 


Construa seu site com textos de qualidade


Criar conteúdos de qualidade, informativos e que sejam esclarecedores, é importante para o seu negócio e para a manutenção de um bom site, que seja atrativo e interessante.  Contar com conteúdos relevantes ajuda a atrair mais interessados no que a empresa tem a oferecer. 


Portanto, se você deseja que o seu site atinja mais pessoas para estas serem convertidas em clientes do seu negócio, é importante contar com bons profissionais e produtores de conteúdo que possuam com habilidades e ferramentas específicas para construir um bom texto.


Além de bem desenvolvido, este texto precisa ser um conteúdo de valor, que agregue algo na vida de quem está se informado através dele. Assim, o leitor se sentirá motivado a conhecer mais a respeito da marca e do que ela tem a oferecer. 


Construir um conteúdo de qualidade e consiga atingir o público é uma forma de transformar e dar destaque ao seu negócio. Por isso, é muito importante investir na produção de conteúdo digital que conte com essa capacidade para que o seu negócio seja mais visto no mercado.


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