Blog Afinal, o que é marketing de oportunidade?

Afinal, o que é marketing de oportunidade?

Pessoas discutindo uma estratégia de marketing

As estratégias de marketing são fundamentais para qualquer empresa, pois é por meio destas ações que seus serviços, produtos e marca, de maneira geral, sejam conhecidas pelo público e possam, assim, ter um aumento de suas vendas. Entre os muitos tipos de ações de marketing, um dos que tem conquistado cada vez mais espaço é o marketing de oportunidade.


Embora não seja algo essencialmente novo, o conceito de marketing de oportunidade pode, ainda, não ser tão conhecido quanto o de outros tipos de ações semelhantes. Assim, é preciso que o marketing de oportunidade se torne mais conhecido, até mesmo para que mais profissionais possam empregar este conceito e oferecer melhores resultados a suas empresas.


Saiba o que é, de fato, o marketing de oportunidade


Diferentemente do que algumas pessoas possam imaginar, a compreensão do conceito de marketing de oportunidade é bastante simples e fácil de ser entendido por todas as pessoas. Isso porque se refere a um tipo de ação de marketing que tem, como seu ponto inicial, algum tipo de ocasião como um assunto de maior relevância no momento, ou até uma data comemorativa.


Ou seja, até mesmo campanhas de marketing em datas como natal, páscoa e carnaval, por exemplo, podem ser caracterizados como marketing de oportunidade, pois acontecem em função de uma oportunidade especial para que se venda mais. No entanto, este tipo de marketing não se limita apenas a datas fixas, e pode ser utilizado de forma muito mais ampla por empresas e profissionais.


Isso significa que é preciso estar sempre atento a assuntos que ganhem muita relevância, pois este é um indicativo de que você pode realizar alguma ação de marketing de oportunidade. 


Em especial, as redes sociais são um ambiente no qual podem ser identificados momentos e assuntos nos quais o marketing de oportunidade pode ser empregado.


Algo que facilita muito o acompanhamento destes tópicos em redes sociais é a possibilidade de acompanhar hashtags e assuntos mais comentados no momento. Isso permite que saiba, além dos assuntos que podem ser utilizados em seu marketing de oportunidade, qual é o volume de pessoas que comentam a respeito disso, para que se tenha uma noção de quantas pessoas poderiam ser atingidas por estas ações pontuais de marketing.


Além disso, existem assuntos aos quais sempre é importante estar atento, pois podem gerar boas opções de marketing de oportunidade. Entre os principais, podem ser citados reality shows, esportes, programas de televisão, novelas, filmes, entre outros dos que costumam atrair maior atenção do público.


Os benefícios do marketing de oportunidade


Para que se compreenda ainda mais sobre o marketing de oportunidade, é preciso saber quais são as vantagens desse tipo de ação. Ou seja, os motivos que fazem com que o investimento neste tipo de marketing seja benéfico para as empresas e profissionais que desejam aumentar suas vendas.


Assim, confira a seguir quais são as principais vantagens e benefícios que o marketing de oportunidade pode lhe oferecer, e saiba por que utilizá-lo em suas estratégias comerciais:


Resultados mais rápidos


Um dos maiores benefícios de utilizar o marketing de oportunidade é a resposta rápida do público. Essa ação gera, por vezes, um retorno mais rápido de seu investimento. Isso se deve, em especial, ao fato de que o público compreende de forma instantânea o que este tipo de publicidade significa.


Além disso, por ser um tipo de marketing que possui um grande número de pessoas atingidas, é mais fácil fazer com que pessoas que gostem destes temas aceitem seus produtos. Especialmente no caso de programas de televisão ou temas esportivos, existem bases de fãs que contribuem de forma direta para o aumento de suas vendas.


Maior alcance de sua marca


Ainda com relação a uma maior aceitação do público com as suas ações de marketing de oportunidade, é possível fazer com que a sua marca alcance um número muito maior de pessoas de forma quase instantânea. 


Muito disso em decorrência do uso de redes sociais para o compartilhamento de seus materiais de marketing. Ao realizar ações de marketing de oportunidade, é possível que você gere conteúdo sobre temas de interesse de muitas pessoas, o que faz com que estas pessoas tenham interesse em compartilhar este conteúdo. 


Assim, há uma contribuição voluntária do público para que este material de marketing tenha um alcance muito maior do que as propagandas tradicionais, apenas por tratarem de temas de seu interesse.


É comum também que as ações de marketing de oportunidade se tornem uma referência para a marca, de modo que seja lembrada por muito tempo por conta de suas propagandas pontuais. Isso faz com que se tenha um benefício ainda mais duradouro em razão do uso do marketing de oportunidade, caso este seja bem utilizado.


Excelente custo-benefício


Uma característica do marketing de oportunidade é um custo reduzido para a divulgação de seus materiais de campanha, uma vez que possuem um tempo de vida útil menor em relação a campanhas tradicionais. Isso significa que o gasto com estas publicidades é menor, mas não que o seu retorno é limitado.


Diferentemente disso, o marketing de oportunidade é uma das ações que mais pode proporcionar aumento de suas vendas, uma vez que os temas abordados e o maior alcance de sua marca podem fazer com que mais pessoas se interessem por seus produtos e serviços. 


Assim, o custo-benefício do marketing de oportunidade é excelente, e faz com que seja uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de todos os segmentos.


Agora que você conhece um pouco melhor o que é o marketing de oportunidade, bem como os benefícios que este tipo de estratégia pode gerar para a sua empresa, considere optar por este tipo de publicidade para seus produtos e serviços. Assim você poderá ter um retorno muito melhor em relação ao seu marketing tradicional.


No entanto, saiba que o marketing de oportunidade é um recurso que deve ser utilizado com bastante cuidado e uma avaliação criteriosa de temas a serem abordados. Temas e assuntos delicados, ou que possam gerar muita polêmica são alguns dos que devem ser evitados, para que sua empresa não sofra com críticas e avaliações negativas que podem ter um efeito contrário ao desejado.


Além disso, lembre-se sempre de que o marketing de oportunidade deve ser suportado por um site com conteúdos de qualidade, para que as pessoas não apenas conheçam a sua empresa, mas continuem acompanhando as suas páginas.


Para garantir o melhor conteúdo para o seu site e suas redes sociais, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os planos de produção de conteúdo disponíveis, que se encaixam no seu modelo de negócio!


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