Blog 5 vantagens de uma conta no Twitter para sua empresa

5 vantagens de uma conta no Twitter para sua empresa

logos do twitter

Vivemos em uma realidade cada vez mais tecnológica, na qual o mundo digital  revolucionou o mercado como o conhecemos e as empresas precisaram se adaptar rapidamente às mudanças impostas na forma de fazer negócios. 


A comunicação avançou e, com ela, trouxe novos meios de relacionamento das organizações com os clientes. Novas estratégias e buscas constantes por inovações tiveram que ser traçados para se manterem competitivas.


O meio virtual trouxe com ele a abertura da comunicação mundial, onde pessoas do mundo inteiro poderiam expressar opiniões e conversar entre si, de qualquer lugar do mundo a qualquer hora.

Isso foi uma consequência da evolução dos aparelhos eletrônicos e redes de internet, que também foram aprimoradas, permitindo uma facilidade cada vez maior do fluxo de informações digitais.


O acesso ilimitado às informações e a criação de canais que permitem uma comunicação livre e direta entre as pessoas, como sites, blogs e redes sociais, permitiu às empresas um novo jeito de aparecer no mercado.


Esse novo investimento, também conhecido como Marketing Digital, é o que proporcionou a elas um desenvolvimento rápido e lucrativo dos negócios, permitindo com que fiquem muito mais próximos do público que desejam alcançar.


Entre as redes sociais que mais geram engajamento das pessoas está o Twitter. Um local onde a comunicação é feita pelos usuários em tempo real, servindo tanto para propósitos de entretenimento quanto informativo.


O que é o Twitter


O Twitter é uma rede social que funciona como um microblog, onde pessoas podem escrever mensagens com um limite de 140 caracteres, onde dentro desse limite constam também links, vídeos e fotos.

Dentro do conteúdo que podemos observar na rede, estão:


  • Usuários que escrevem mensagens aleatórias, sem propósitos específicos;
  • Perfil verificados, sejam eles de pessoas físicas ou jurídicas, como jornalistas, revistas, jornais, canais de tv, streamings, influenciadores digitais, atores/atrizes, autores (as), políticos, entre outros;
  • Conteúdos informativos jornalísticos ou de entretenimento;
  • Uma lista de assuntos mais comentados em tempo real dentro da plataforma, chamado Trending Topics;
  • Separação de assuntos por categorias, permitindo ao usuário escolher o conteúdo que mais lhe agrada saber;
  • Curtidas, retuítes e compartilhamentos de mensagens para outras redes, bem como recebimento e envio de mensagens privadas, notificações de assuntos e páginas que foram escolhidos para serem acompanhados com mais frequência;
  • Mensagens, também conhecidas como tuítes, patrocinadas. Ou seja, mídia paga, relacionada a empresas.


Usuários também podem se seguir livremente, não dependendo da aprovação da outra pessoa para isso, exceto em casos onde o perfil de alguém é trancado e o dono pode controlar e verificar quem está querendo segui-lo, recusando ou aprovando o seguidor.


O Twitter para empresas


Como já dito anteriormente, o Twitter é uma das revoluções em comunicação feitas no meio digital que proporcionou novos métodos de competitividade de mercado. A grande concentração de pessoas, em nível mundial, presente na rede é prato cheio para empresas fazerem sua divulgação de marca.


Isso proporciona uma aproximação muito maior com os possíveis clientes, aqueles que se interessam ou venham a se interessar pelos produtos e serviços oferecidos por determinada empresa.


Obviamente que sair divulgando para um público tão grande e variado de forma livre pode prejudicar um pouco o retorno do investimento e frustrar todos os planos feitos para adquirir mais visibilidade no mercado.


Dessa forma, a plataforma tem os métodos para que as empresas possam alcançar o público desejado, através de certas ferramentas que conseguem filtrar os usuários que podem receber a divulgação do conteúdo, mirando em quem realmente precisa visualizá-lo.


As empresas podem acompanhar o que seu público mais comenta, curte e compartilha na rede a fim de saber como desenvolver uma estratégia de marketing certeira para alcançá-los com seu conteúdo.


O chamado Twitter for Business entrega aos empresários dados detalhados do Twitter Analytics e a oportunidade de fazer campanhas pagas com o Twitter Ads. Ambas podem fortalecer ainda mais a presença da empresa na rede social.


Qual as vantagens de criar uma conta para uma empresa?


Além da óbvia vantagem do fluxo enorme e frequente de pessoas na plataforma diariamente, há outros benefícios importantes que essa rede social pode trazer para as organizações.


  • Estar dentro do Twitter proporciona imposição e credibilidade da marca, uma vez que os concorrentes podem estar lá também e acaba acirrando ainda mais a competitividade no espaço, a fim de poder chamar mais atenção do possível cliente, facilitando sua tomada de decisão;
  • Nem toda divulgação de marca precisa ser paga. Uma empresa pode criar um perfil comum e, dessa forma, passar a interagir diretamente com o público alvo enquanto divulga seus produtos ou serviços e ainda pode tirar dúvidas. Se o perfil conseguir ser verificado, se torna uma vantagem ainda maior para a empresa;
  • Como a plataforma é um local onde milhares de opiniões são expostas todos os dias, se torna plausível que as empresas recebam um feedback sincero das pessoas sobre o negócio. Isso permite se tornar ainda mais próximo dos clientes e também ter a possibilidade de converter as críticas em aprimoramento dos produtos e serviços;
  • A rede proporciona um bom custo-benefício para aqueles que desejam investir em mídia paga. O Twitter Ads oferece um custo menor comparado a outras plataformas e o pagamento só é feito quando a empresa conseguir atingir seu objetivo de marketing;
  • Conhecer os tendências e tópicos da rede permite à empresa entender com qual tipo de assunto seu público está mais engajado, podendo também saber qual suas necessidades e qual o estilo de conteúdo mais divulgado.

Como criar o perfil ideal?


Alguns passos importantes devem ser seguidos a fim de conseguir a divulgação ideal de sua marca e se destacar em meio à concorrência.


  • Crie um perfil definindo o nome principal do usuário e da “@” da conta. Esse último é limitado em 15 caracteres e podem ser incluídos certas pontuações junto ao nome. Já o nome principal é o que ficará mais em destaque, sem limite de caracteres e podendo acrescentar emojis;
  • Escolha uma foto de perfil que possa se destacar e representar bem a empresa, podendo ser a logomarca, por exemplo. Existe uma dimensão especifica para que a imagem caiba perfeitamente no espaço destinado a ela;
  • Crie uma bio que possa resumir bem os valores da empresa, sendo explicativa e sucinta. Há uma limitação de 160 caracteres, onde é possível incluir links de redirecionamento para sites ou outras redes sociais;
  • A foto de capa também é importante para o aspecto visual do perfil. Importante escolher bem a imagem que possa representar a empresa e saber dimensioná-la bem no espaço oferecido para que não perca a qualidade;
  • Peça uma verificação de conta para que o perfil se torne ainda mais confiável para os usuários e se torne uma referência entre as empresas de mesmo ramo. Basta preencher algumas informações e ir em um site específico do Twitter para fazer esse pedido.


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