homem olhando o blog da empresa

Ter um blog é uma das ações mais simples e fáceis de fazer na internet, uma vez que existem muitas plataformas que oferecem modelos previamente montados, e muitas outras facilidades para poder colocar algum conteúdo online. 


Embora seja algo bastante comum para todas as pessoas, os blogs podem ser bastante úteis a empresas e profissionais que podem optar por ter um blog corporativo.


Ou seja, estas empresas podem montar um blog simples, no qual poderão disponibilizar a seus visitantes conteúdos e informações referentes a seus produtos e serviços. Isso pode fazer com que mais pessoas conheçam estes itens e não tenham dúvidas a respeito de seu funcionamento, o que pode impactar até mesmo o número de vendas para estas organizações.


No entanto, ainda existem muitas empresas e profissionais que não possuem um blog corporativo, especialmente por não conhecerem todos os seus possíveis benefícios e vantagens. Assim, é preciso que estes sejam conhecidos por todos os responsáveis e profissionais que trabalham na área de marketing, para que saibam da importância de contar com um blog corporativo.


As maiores vantagens do blog corporativo


Para ser ainda mais nítido, e para você poder saber os motivos pelos quais a sua empresa deve contar com um blog corporativo, confira a seguir quais são as principais vantagens que esta ferramenta pode lhe oferecer:


Melhora no posicionamento em sites de busca


Um dos maiores efeitos positivos que o blog corporativo pode causar em uma empresa é a melhora em seu posicionamento em sites de busca, como o Google. Isso significa que a sua marca será vista com maior destaque por todos aqueles que procurarem na internet por temas relacionados aos seus produtos e serviços poderão chegar até a sua página.


Em geral, isso se deve ao fato de que, quanto mais relevantes e de melhor qualidade forem os conteúdos disponibilizados por seu blog na internet, maior será a compreensão de relevância de sua página por parte dos algoritmos de sites de busca. Assim, este blog corporativo poderá ser indicado para qualquer pessoa que deseje saber mais sobre este tema, de modo que seu alcance seja muito maior.


Como consequência, com mais pessoas que conheçam a sua marca e saibam quais os seus produtos e serviços, maior será a chance de transformar estes visitantes em clientes, de modo que suas vendas, e seu lucro, possam ser cada vez maiores a partir do uso de um blog corporativo.


Maior credibilidade por parte dos clientes em seus serviços e produtos


Com um blog corporativo, é possível disponibilizar a seus clientes e ao público- alvo em geral, muitas informações a respeito de seus produtos e serviços. Assim, antes mesmo de comprar, estas pessoas citadas já poderão saber como utilizar estes itens, quais os seus pontos positivos e a forma como podem ajudá-los em seu dia-a-dia.


Desta forma, se cria uma confiança muito maior por parte das pessoas em seus produtos e serviços, os quais passam a contar com esta credibilidade para que haja efetivo aumento nas suas vendas. Isso ajuda a diferenciar seus produtos de outros que podem ser semelhantes, mas que não fornecem informações suficientes aos clientes a respeito de seu uso e de suas qualidades.


Especialmente em tempos de crise e com a importância de que cada centavo seja bem utilizado em seu dia-a-dia, esta credibilidade dos clientes em seus produtos e serviços é essencial para que se tenha bons resultados em suas vendas.


Proximidade com o seu público-alvo


Não é apenas a credibilidade e a relevância de sua marca que podem ser citados como vantagens do blog corporativo, pois há, também, a aproximação com o seu público-alvo. Isso se deve à forma como a interatividade pode ser utilizada em seu blog corporativo, especialmente com o uso de comentários e respostas em suas publicações.


Com isso, ao responder às dúvidas e questionamentos de seus visitantes, você poderá fazer com que estas pessoas se sintam ainda mais próximas de sua marca, de forma que, ao fazerem as suas compras, seus produtos e serviços serão os primeiros a serem lembrados. 


Além disso, esta proximidade e a utilização de comentários de seus visitantes em suas publicações, é possível, ainda, identificar pontos a serem melhorados em seu blog e nos serviços de maneira geral. Isso significa que você pode ter um feedback de seu público muito mais rápido e efetivo, sem que precise esperar muito tempo para isso, ou mesmo investir muitos recursos em pesquisas, por exemplo.


Acompanhamento de métricas


Ainda na mesma linha do feedback de seu público, que pode ser obtido de forma facilitada por meio do blog corporativo, ainda é possível citar o acompanhamento de métricas como uma forma de acompanhar as ações de sua empresa. O número de visitantes e de interações com conteúdos específicos, por exemplo, pode demonstrar quais são alguns dos produtos e serviços mais importantes para seus clientes.


Assim, com estas métricas observadas, você poderá intensificar as ações e promoções referentes a estes conteúdos, para que gere ainda mais engajamento e atraia mais clientes para sua empresa. Da mesma forma, métricas que indiquem um menor interesse em determinados produtos ou serviços podem fazer com que você modifique a forma de apresentar estes itens, antes que possa ter qualquer tipo de prejuízo.


Investimento mínimo


Para complementar as vantagens do blog corporativo, é possível citar, também, o investimento mínimo que precisa ser feito para a utilização deste tipo de plataforma. Ou seja, não é preciso que seja gasto muito dinheiro para ter um blog corporativo, de forma que esta é uma alternativa bastante viável para todas as empresas, desde as grandes corporações, até as pequenas empresas e negócios em seu início.


A maior vantagem que isso gera a estas empresas é o seu custo-benefício, pois com um investimento mínimo para o seu blog corporativo, é possível aumentar de forma exponencial as suas vendas, de forma que haja um grande retorno financeiro. 


Além disso, ainda pode economizar quantias significativas em relação a promoções, ações de marketing, pesquisas e muitas outras atividades, as quais podem ser feitas por meio do blog corporativo.


Agora que você sabe um pouco mais sobre os blogs corporativos e as suas vantagens, considere utilizar este tipo de plataforma para divulgar os produtos e serviços de sua empresa, de modo que se tenha resultados muito melhores. No entanto, certifique-se sempre de oferecer conteúdo de qualidade e relevância para o seu público.


Para garantir o melhor conteúdo para o seu blog corporativo, entre em contato com a RedaWeb pelo site oficial ou pelo telefone 0800 750 5564. Em contato conosco, nós vamos te ajudar com a estratégia de Marketing de Conteúdo adequado para o seu nicho!